As primeiras grandes floradas de arábica ocorreram na semana passada nas regiões de Garça (SP) e do Noroeste do Paraná. As flores foram induzidas pelas boas chuvas ocorridas no início deste mês. Ainda é cedo, no entanto, para avaliar quais são os impactos dessa floração sobre o volume da safra 2020/21, especialmente porque as demais regiões produtoras de arábica ainda não registraram uma abertura de flores na mesma proporção da verificada em São Paulo e no Paraná.
Agora, produtores se atentam ao clima. Após as chuvas no começo de setembro, as precipitações se tornaram mais escassas e as temperaturas, elevadas, contexto que pode prejudicar o pegamento e o desenvolvimento do grão na safra 2020/21.
Segundo colaboradores do Cepea, por enquanto, os solos estão com bons níveis de umidade em Garça e no Noroeste do Paraná, o que pode “segurar” as floradas por algumas semanas. Para garantir o melhor pegamento das flores, no entanto, é preciso que o retorno das chuvas ocorra até o final deste mês.
Quanto às demais praças de café arábica, a volta das precipitações é necessária para a abertura de floradas significativas. Caso a baixa umidade e a alta temperatura persistam até outubro, as poucas flores abertas podem ser abortadas, limitando a produtividade da safra 2020/21.
De acordo com a agência meteorológica Climatempo, para os próximos 15 dias (de 16 a 30/09), volumes significativos de chuvas são previstos apenas para Patrocínio (Cerrado Mineiro) e Franca (Mogiana – SP), de, respectivamente, 43 mm e 33 mm.
Robusta
Nas regiões produtoras de café robusta, agentes também seguem atentos ao clima. No Espírito Santo, apesar de ser desejável o retorno de chuvas volumosas, a irrigação e precipitações pontuais têm permitido desenvolvimento satisfatório da safra 2020/21.
Já em Rondônia, cafeicultores estão mais preocupados, uma vez que a baixa umidade e elevadas temperaturas registradas nos últimos dias podem afetar o pegamento das flores abertas na última semana. Para os próximos dias, no entanto, há previsão de chuvas para as duas praças, segundo a Climatempo. Para esta segunda quinzena de setembro, são previstos 23 mm para Cacoal (RO) e, para as regiões capixabas de São Mateus e Linhares, 100 e 90 mm, respectivamente. (Agência Estado)