Curso da Associação de Irrigantes do Estado do Espírito Santo aprimora técnicas de irrigação por pivô central

0
339
Foto: Assipes

Agricultura irrigada é uma das principais atividades econômicas do estado

O Estado do Espírito Santo, conhecido por sua geografia e clima propício à agricultura, tem se destacado como um polo de alta tecnificação na produção agrícola, especialmente na agricultura irrigada. Nesse cenário, a Associação de Irrigantes do Estado do Espírito Santo (Assipes) tem desempenhado um papel fundamental, promovendo cursos e programas para aprimorar as técnicas de irrigação por pivo central, garantindo que seus associados se mantenham na vanguarda da agricultura moderna e das boas práticas ambientais.

A agricultura irrigada é uma das principais atividades econômicas do estado, abastecendo o mercado nacional com produtos de alta qualidade e contribuindo para o desenvolvimento sustentável da região. Os produtores capixabas têm se destacado não apenas pela alta produtividade, mas também pela preocupação com as questões de sustentabilidade, em linha com as práticas ESG (Ambientais, Sociais e de Governança).

Quer receber as principais notícias do AGRO Capixaba, do Brasil e do mundo no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no grupo da Revista Procampo!

Foto: Assipes

O curso realizado pela Assipes este ano atraiu a atenção de agricultores e técnicos de todo o estado. Ele abordou diversos aspectos da irrigação por pivot central, desde o dimensionamento correto dos sistemas até as melhores práticas de manejo da água. Além disso, houve um foco especial em temas relacionados à sustentabilidade e à responsabilidade ambiental, visando a conservação dos recursos hídricos e a redução dos impactos ambientais.

Thiago Orletti, presidente da Assipes, enfatiza a importância desses cursos para os associados: “Nós estamos comprometidos em promover o desenvolvimento sustentável da agricultura irrigada no Espírito Santo. Isso significa não apenas produzir mais, mas produzir de forma mais inteligente e responsável. Queremos que nossos agricultores estejam na vanguarda das práticas agrícolas, contribuindo para a segurança alimentar e a preservação do nosso meio ambiente”.

Os participantes do curso destacam a relevância das informações compartilhadas e o impacto imediato em suas operações. Leonardo Ferreira, um dos cursistas associados, comenta: “Aprendi muito sobre como otimizar a irrigação em minha plantação. Isso não só economiza água, mas também melhora a qualidade dos nossos produtos. Além disso, o enfoque na sustentabilidade é essencial para o futuro da agricultura.”

Foto: Assipes

O Espírito Santo, apesar de ser um estado de pequeno território, se destaca como um gigante na agricultura irrigada, e a Assipes desempenha um papel vital em manter essa posição de liderança. Com cursos como esse, a associação garante que seus associados estejam preparados para enfrentar os desafios e oportunidades que o futuro reserva, enquanto continuam a produzir alimentos de alta qualidade e a preservar o meio ambiente.

No Espírito Santo, a agricultura irrigada não é apenas uma atividade econômica, mas também uma expressão de comprometimento com práticas sustentáveis e responsabilidade social. A Assipes está determinada a liderar esse movimento, capacitando seus membros a serem agricultores cada vez mais profissionais, conscientes e eficientes. (Informações da Assipes)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here