Agricultura do ES é tema de reuniões da Seag em Brasília

0
135
O secretário Paulo Foletto participou de agendas no Ministério de Ciência e Tecnologia e da Agricultura. Foto: Seag

O secretário de Estado de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, Paulo Foletto, cumpriu importantes agendas em Brasília nesta terça-feira (17). O secretário de Estado tratou de assuntos relacionados à agricultura do Espírito Santo. A primeira reunião aconteceu no Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

Ao lado do senador capixaba, Marcos do Val, e do secretário executivo do ministério, Julio Francisco Semeghini Neto, Foletto tratou de diversos assuntos que interessam aos trabalhadores rurais do Estado, entre eles a viabilização do serviço de internet rural a comunidades rurais.

Para a Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), o serviço de internet rural é de grande importância para o desenvolvimento das atividades no campo, possibilitando uma melhor comunicação, mais acesso às informações e permitindo que os produtores tenham acesso direto aos consumidores.

Mais tarde, o secretário participou, no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) da 3ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional dos Secretários de Estado de Agricultura (Conseagri). Os temas discutidos incluíram defesa agropecuária, política de pesca, o Cadastro Ambiental Rural (CAR), regulação fundiária e Selo Arte (que permitirá a venda interestadual de produtos alimentícios artesanais).

Conseagri

O Conseagri tem por finalidade discutir todos os assuntos pertinentes ao desenvolvimento rural e agrário do país, além de promover a integração e a interlocução entre as Secretarias de Estado e do Distrito Federal.

Entre as ações do Consegari estão a cooperação técnica e a troca de experiências e informações entre seus integrantes, setor privado e órgãos e entidades públicas nacionais e internacionais.

Outro objetivo é ampliar o diálogo entre o Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento com o Ministério do Desenvolvimento Agrário para aperfeiçoar ações relativas aos setores rural e agrário do país.

Paulo Foletto destacou a importância do encontro no Ministério de Ciência e Tecnologia e da reunião do Conseagri.

“As reuniões foram importantes para darmos continuidade aos trabalhos da Secretaria.  É um processo de consolidação e fortalecimento da nossa agricultura”.

Para o secretário, a Seag segue com um compromisso de definir as estratégias para a agricultura capixaba, que incluem a retomada de programas fundamentais para o desenvolvimento do setor”.

“É preciso unir esforços para a realização de um trabalho com as diversas entidades para possibilitar a recuperação de áreas estratégicas da agricultura capixaba”.

Também participaram da reunião no MAPA, o diretor-presidente do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), Mário Louzada, o secretário de Aquicultura e Pesca, Jorge Seif Junior, o assessor especial da ministra Tereza Cristina, Danilo Forte, e o atual presidente do Conseagri e secretário de Estado do Desenvolvimento e da Agropecuária e da Pesca da Paraíba, Efraim Morais. (Comunicação Seag)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here