Sistema Brasileiro de Classificação de Solos ganha versão eletrônica gratuita

0
8021
Foto: Divulgação Embrapa

A Embrapa lança nesta terça-feira (14), durante o XXI Congresso Mundial de Ciência do Solo, no Rio de Janeiro (RJ), a 5ª edição revisada e ampliada do Sistema Brasileiro de Classificação de Solos (Sibcs), livro que é referência para pesquisadores, estudantes e produtores agrícolas desde 1997. A obra, que não era atualizada desde 2013, ganhou uma inédita versão em inglês e pela primeira vez está disponível gratuitamente, no formato e-book – baixe aqui a versão em português.

Sistema Brasileiro de Classificação de Solos – Embrapa

A 5ª edição do Sibcs traz ajustes e correções de conceitos básicos relativos a definição de solo, caracteres e horizontes diagnósticos, bem como alterações de redação, redefinição da seção de controle, eliminação ou incorporação de classes de solos em todos os níveis categóricos.

Pesquisa no campo

Não é apenas nas reuniões acadêmicas, em salas e auditórios, que o SiBCS é atualizado periodicamente. A experiência no campo é fundamental e, para isso, existem as reuniões de classificação e correlação de solo, cjamadas de RCC. Elas acontecem a cada dois anos, com 10 a 12 dias de duração. A mais recente, em setembro de 2017, atravessou o estado de Rondônia por 11 municípios (Porto Velho, Ariquemes, Machadinho d´Oeste, Ouro Preto do Oeste, Rolim de Moura, Alta Floresta d´Oeste, Pimenta Bueno, Pimenteiras d´Oeste, Colorado d´Oeste, Cabixi e Vilhena).

Durante essa 12ª RCC, pesquisadores especialistas em solos de diversas instituições de todo o País percorreram o roteiro de viagem de campo para descrever os solos, discutir seus atributos e sua classificação, bem como fazer correlações in situ entre ocorrências na região amazônica das classes de solos, sua natureza e propriedade, além de suas características geoambientais, vulnerabilidades e potencialidades para uso agrícola.

Para a próxima RCC, em 2019, estão previstas caravanas ao Amazonas, a Goiás e ao Maranhão.

Fonte: Embrapa Solos

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here