Linhares discute plano de convivência com a seca

0
105

O secretário Fabrício Fardin prioriza várias ações para os períodos de seca e estiagem na região

A Secretaria de Agricultura de Linhares e a Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) realizam a segunda reunião de preparação do Plano de Convivência com a Seca no Espírito Santo amanhã, terça-feira (27), às 17h, no auditório do Sicredi.

O encontro é voltado para a cadeia agrícola produtiva, produtores rurais da região e representantes do agronegócio, e faz parte das ações desenvolvidas pelo Grupo Técnico de Contingenciamento e Mitigação dos Impactos da Seca e da Estiagem no Espírito Santo, criado pela Agerh.

Quer receber as principais notícias do AGRO Capixaba, do Brasil e do mundo no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no grupo da Revista Procampo!

Foto: Ademir Ribeiro (Secom-ES)

Serão apresentados possíveis cenários de repetição do fenômeno da seca na região norte e usuários de recursos hídricos darão sugestões para o plano que está sendo elaborado. Para o secretário de Agricultura de Linhares, Fabrício Fardin, o tema em questão é fundamental.

Para ele, existe a necessidade de intensificar a gestão de recursos hídricos e desenvolver ações pertinentes em períodos de estiagem e seca. “O assunto requer diálogo constante e é muito importante no contexto ambiental e social.”, afirma.

O secretário defende a compreensão do problema, a sensibilização para as consequências e a busca por soluções sustentáveis. “A conscientização envolve a discussão sobre a adoção de medidas para reduzir a vulnerabilidade às secas e melhorar a resiliência das comunidades afetadas”, diz.

Conforme Fabrício, as ações em curso priorizam: a implementação de políticas públicas, promoção de práticas agrícolas sustentáveis, construção de barragens e caixas secas, práticas de conservação do solo e da água, rotação de culturas e a irrigação eficiente. “Esse é o caminho que seguimos”, finaliza. (Jornal Terral)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here