Curso gratuito e inédito de Inspeção e Segurança de Barragens

0
1563
Barragem de Água Limpa, em Jaguaré. Foto: Fred Loureiro

A Sociedade Espiritossantense de Engenheiros Agrônomos (SEEA) e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES) oferecem o curso gratuito de “Inspeção e Segurança de Barragens” para os profissionais da área de engenharia e geociências. O curso será realizado pela primeira vez no Estado, inédito no Espírito Santo, sendo uma grande oportunidade de capacitação e aprimoramento.

As inscrições estão abertas e as atividades têm programação entre 23 e 27 deste mês. A realização do curso é da Sociedade Espírito-santense de Engenheiros Agrônomos (SEEA), com apoio e patrocínio do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia –  Confea e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo – Crea-ES. Para se inscrever basta acessar este link.

As atividades teóricas e práticas acontecem de forma presencial, de 23 a 27 de maio, na Apae de Colatina, localizada na Rua Benjamin Costa, 96, no bairro Marista, com horário de 07h30 e 19h30. A carga horária total do curso é de 40 horas.

O objetivo é a capacitação dos profissionais do Espírito Santo nesta importante temática para a sociedade e apresentar conhecimentos e demonstrar aplicação para a atuação dos participantes em atividades supervisionadas de vistoria e inspeção de barragem com utilização de novas tecnologias e técnicas de inspeção de estruturas de terra e concreto (Checklist), percorrendo e avaliando paramentos e estruturas da barragem visando realizar avaliação da segurança das mesmas.

As atividades serão coordenadas pelo renomado professor Luis Edmundo Prado Campos, graduado em engenharia civil formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA-1980) e com mestrado em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ-1984).

Também haverá palestras do engenheiro agrônomo José Roberto Jorge, diretor Técnico da Agência Estadual de Recursos Hídricos – Agerh e do engenheiro agrônomo Rafael Rebelo de Oliveira Albane, fiscal Estadual Agropecuário do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo – Idaf.

Veja o conteúdo programático:

– Conceitos básicos e aspectos gerais sobre barragens (3h)

– Aspectos legais sobre barramentos e acidentes com barragens (3h)

– Anomalias em barragens (terra, enrocamento, concreto (8h)

– Instrumentação de Auscultação em barragens (4h)

– Inspeções visuais e elaboração de relatórios de inspeção regular (8h)

– Inspeções visuais / aula prática – São 2 Barragens na Fazenda Beija Flor, zona rural, São Gabriel de Baunilha, Colatina-ES (8h)

– Inspeções visuais / Debates (6h)

– Palestra: Aspectos legais de ações de fiscalização e segurança de barragens (2h)

– Palestra: Licenciamento ambiental de barragens (2h) (Redação Revista Procampo)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here