Inscrições abertas para o V Congresso Brasileiro de Eucalipto

0
169
Foto: Divulgação

O Congresso Brasileiro de Eucalipto (CBE) é um dos mais importantes Fóruns Brasileiro de intercambio e atualização sobre diferentes assuntos ligados ao setor florestal brasileiro. Em sua quinta edição, pretende apresentar, debater e encaminhar propostas e soluções para os principais desafios que afetam o setor, tendo como tema central “Uso múltiplo sustentável”.

O objetivo do CBE é promover o intercâmbio entre os diferentes segmentos, profissionais, empresas e instituições que compõem o setor florestal brasileiro de eucalipto visando ampliar a discussão sobre a realidade, as perspectivas e os desafios desta área no cenário nacional.

Quer receber as principais notícias do AGRO Capixaba, do Brasil e do mundo no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no grupo da Revista Procampo!

O evento será aberto para toda a sociedade brasileira, em especial para empresários, gestores e profissionais que atuam no setor, pesquisadores, extensionistas, professores, fiscais, consultores, prestadores de serviço, produtores rurais e florestais, secretários municipais de agricultura e meio ambiente e todos os outros agentes de desenvolvimento que atuam na área florestal, destacando-se os segmentos de celulose e papel, da indústria moveleira e madeireira, de carvão vegetal, de energia, e atividades afins.

Detalhes do evento:
Data: 8 e 9 de maio 2024
Hora: A partir das 08h
Local: Centro de Treinamento Dom João Batista, Vitória, ES
Inscrição: www.congressoeucalipto.com.br

O participante terá oportunidade também de conhecer e apreciar a cidade de Vitória, capital do estado do Espírito Santo, com sua extraordinária história, belezas naturais, gastronomia e turismo, como também outros municípios da Grande Vitória, que possuem excelentes infraestruturas e locais para visitação.

Nos últimos anos, o setor florestal, baseado em florestas plantadas vem ganhando reconhecimento pela sua importância e contribuição ao desenvolvimento econômico, social e ambiental do país. As plantações florestais têm promovido mudanças em economias regionais e locais, o que tem provocado o aumento das oportunidades de trabalho e o aquecimento da economia, além de propiciar a melhoria da qualidade ambiental.

O Brasil possui 9,94 milhões de hectares plantados de eucalipto, pinus e demais espécies para a produção de celulose, papel, painéis de madeira, pisos laminados, produção energética, biomassa, entre outros usos. As árvores plantadas são responsáveis por 90% de toda a madeira produzida para fins industriais no País – o restante vem de florestas naturais legalmente manejadas.

A tendência observada nos últimos anos é a de que a expansão tende a continuar favorecendo ao grupo de espécies do eucalipto que representa 76% da área total de florestas plantadas no Brasil. Comparativamente as outras espécies florestais cultivadas, o eucalipto apresenta maior diversidade de uso, adaptação a diferentes ambientes naturais, maior velocidade de crescimento, maior desenvolvimento tecnológico e melhor retorno econômico. O estado do Espírito Santo possui a 9ª maior área plantada de eucalipto do Brasil com aproximadamente 258 mil ha e a primeira em termos percentuais com 5,6% do território estadual. (Redação Revista Procampo)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here