Espírito Santo recebe Caravana ILPF de capacitação

0
909
Nesta segunda-feira (04), foi a vez de Linhares receber o Dia de Campo da Caravana ILPF. Foto: Comunicação Rede ILPF

Linhares e Pedro Canário contam com atividades educativas e dia de campo

O Espírito Santo recebe, entre os dias 04 e 07 deste mês, a Caravana ILPF (Integração Lavoura Pecuária Floresta), realizada pela Rede ILPF e Embrapa. O objetivo é difundir e ampliar a área ILPF no Brasil e realizar diagnósticos regionais sobre a situação da Integração Lavoura Pecuária Floresta (ILPF) em diversas regiões produtoras do país.

A Caravana conta com expedição técnica composta por pesquisadores que irão percorrer 10 estados brasileiros até 2023. Nesta segunda-feira (04), foi a vez de Linhares receber o Dia de Campo.

Além desta atividade, houve palestras com a equipe da Suzano, além de Mesa Redonda sobre como fomentar a adoção da ILPF no Espírito Santo com Renato de Aragão Ribeiro Rodrigues, presidente do Conselho Gestor da Associação Rede ILPF e pesquisador na Embrapa Solos e Erich C. de Lima Andrade, coordenador de Negócios Florestais da Suzano. O evento foi realizado na Fazenda Três Marias, em Linhares, e contou com a participação de mais de 80 pessoas.

“A importância da Caravana é criar uma estratégia de aproximação da Rede ILPF com o setor produtivo em diferentes regiões do país, levando conhecimento técnico e realizando ações de transferência de tecnologia, (dias de campo, palestras e mesas redondas), através da Embrapa e das empresas associadas da Rede ILPF, em conjunto com as instituições apoiadoras da Caravana em cada região, permitindo ainda o contato mais próximo com o homem do campo para troca de conhecimentos e informações sobre a ILPF”, disse Renato Rodrigues,  presidente do conselho gestor da Rede ILPF.

Outro objetivo é buscar potencializar a ILPF com as alternativas locais. “Ou seja, promover a utilização de espécies e cultivos adaptados e adotados com maior frequência como opções viáveis para implantação de sistemas de ILPF que possam ser replicados na região. Além disso, a Caravana pretende realizar diagnósticos locais que buscarão retratar a situação da tecnologia em cada região, levantar os principais stakeholders e identificar os entraves existentes para expansão da tecnologia no território”, complementou Rodrigues.

De acordo com a Diretora Executiva da Rede ILPF, Isabel Ferreira, a região Norte do Espírito Santo possui grande potencial para implementação dos sistemas ILPF.

“As condições de clima e relevo destas regiões são bastante similares às outras áreas de Mata Atlântica encontradas no Brasil, sobretudo nas áreas de morros, onde os sistemas de integração pecuária com floresta já praticados em outras regiões deste bioma podem representar uma excelente alternativa para replicação local, com objetivo de aumentar a produtividade e renda dos produtores rurais”, disse.

Ela afirmou ainda o Espírito Santo já estava no radar da rede para a realização de uma missão técnica exploratória. “Para fomentar a criação e fortalecimento de parcerias e projetos futuros de pesquisa e extensão, uma vez que neste território ainda não temos uma forte atuação da Embrapa sobre a temática da ILPF. No estado do Espírito Santo, por exemplo, não há nenhuma unidade da Embrapa e os produtores e instituições locais têm demonstrado uma forte preocupação sobre a carência de alternativas para recuperação de pastagens degradadas e de informações técnicas voltadas para capacitações de produtores, técnicos e estudantes sobre a ILPF”, explicou Isabela.

ILPF no Brasil

A ILPF é uma tecnologia de produção agropecuária com grande potencial de mitigação de emissões de gases de efeito estufa e sequestro de carbono pelo solo e biomassa, além de uma série de outros benefícios socioambientais e econômicos. A implementação dos sistemas ILPF variam de acordo com as características de cada região.

Metas

Segundo estimativas da Rede ILPF para a safra 2020/2021, a área ocupada com os sistemas ILPF no Brasil corresponde a 18 milhões de hectares. A Rede ILPF tem o propósito de ampliar essa área para 35 milhões de hectares até 2030, além de diversificar os sistemas de produção e aumentar a representatividade do componente florestal nesses sistemas. Dessa forma, a ILPF irá contribuir para o alcance das metas apresentadas pelo Brasil em sua Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC) ao Acordo de Paris durante a COP-21 e reforçadas pelo Programa ABC+ do MAPA e os compromissos assumidos na COP-26.

Sobre a Rede ILPF

A Associação Rede ILPF é formada e financiada pelas empresas Bradesco, Ceptis, Cocamar, John Deere, Soesp, Syngenta e pela Embrapa e tem como propósito contribuir para o aumento da produtividade de forma sustentável no campo.

A Rede ILPF atualmente apoia uma rede com 16 Unidades de Referência Tecnológica (URT) e 12 Unidades de Referência Tecnológica e de Pesquisa (URTP), distribuídas entre os biomas brasileiros e envolvendo a participação de 22 Unidades de Pesquisa da Embrapa.

Programação:

6 de abril

Pedro Canário-ES

14h às 17h

Dia de Campo: Fazenda Heringer

Tema 1: Espécies leguminosas em sistemas IPF –  Palestrante: Pesquisador Embrapa

Tema 2: Modelos de projeto com sistemas de integração –  Palestrante: Especialista P&D Manejo Florestal – Suzano. Local: Rodovia Pedro Canário, Cristal km 12. (Redação Revista Procampo)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here