Frente fria pode chegar ao ES nos próximos dias

0
855
Foto: Divulgação

As temperaturas têm uma pequena queda neste mês. Na Grande Vitória e no restante do Estado, o volume de chuva deve ficar dentro da média

O mês abril começou com chuva e queda da temperatura em vários estados. No Espírito Santo, no entanto, permaneceu o calor e as altas temperaturas típicas do verão. Mas isso pode estar com os dias contados. Uma frente fria é esperada entre os dias 10 e 11 de abril.

Até o fim do mês, pelo menos mais uma frente fria poderá passar pelo Espírito Santo. As temperaturas terão uma pequena queda em todas as regiões. Para este mês, a Climatempo prevê chuva acima da média no litoral norte do Espírito Santo. Na Grande Vitória e no restante do Estado, o volume de chuva deve ficar na média.

De acordo com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), a previsão de precipitação de chuva para o mês aponta para categoria acima do normal em todo o Espírito Santo.

Os maiores acumulados de precipitação, valores que variam entre 121 a 150 milímetros, concentram-se em pontos isolados das regiões Sul e Serrana. Em trechos da região Sul, Nordeste e na Grande Vitória, a precipitação varia entre 91 a 120 mm. Na faixa oeste do Estado, a precipitação varia entre 46 a 60mm.

Pelos cálculos do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a média normal de precipitação para Vitória em abril é de 122.9 mm. Para a maioria das áreas do Espírito Santo, esta média varia de 100 mm a 140 mm.

Regiões na divisa com Minas Gerais e no extremo sul capixaba, na divisa com o Rio de Janeiro, possuem média mais baixa, variando de 80 mm a 100 mm.

Há previsão de alguns dias menos quentes, por causa da nebulosidade e chuva das frentes frias, mas de forma geral, o calor predomina no Estado em abril. O mês deve terminar com temperaturas próximas da normalidade.

Temperaturas máximas de 30°C a 34°C ainda devem ocorrer no Espírito Santo, nas áreas mais quente no centro, oeste e norte capixaba. Mas Vitória também poderá ter temperaturas desta faixa.

Segundo o Incaper, a temperatura média varia entre 24 a 26°C nas baixadas do Estado; de 16 a 18°C nas áreas altas; e 20 a 22°C nas regiões de altitude intermediária.

A frente fria que chegou ao Sudeste no último dia de março de 2022 avançou para o Espírito Santo causando grande aumento de nebulosidade e chuva. Isto fez com que o calor diminuísse, mas por poucos dias. No decorrer desta semana, a temperatura voltará a subir.

O meteorologista do Incaper, Hugo Ramos também falou que a sensação de que o outono está mais quente do que o normal é porque o mês de fevereiro apresentou alta umidade e chuvas, que baixaram a média das temperaturas e deram a falsa impressão de que o clima ficaria mais ameno daí em diante.

Na última quinta-feira, 31, a região de Ecoporanga registrou 37,5°C e ficou entre as cinco maiores temperaturas do país. Já Vitória registrou 35,0°C e foi a capital brasileira mais quente. O recorde de calor para ano de 2022, até o momento, é de 37,1°C, em 1/2/2022. (Folha Vitória)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here