Oferta nacional deve aumentar de modo significativo somente a partir do 2º semestre
A disponibilidade dos mamões havaí e formosa deve se manter restrita em abril nas principais praças produtoras, cenário registrado desde o início do ano. Em março, não tem sido diferente, com disponibilidade da fruta ainda abaixo da registrada nos últimos meses do ano passado. Assim, a menor oferta garantiu avanços de preços, principalmente no decorrer de fevereiro para o formosa.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
No entanto, com cotações em alta, mamocultores passaram a notar dificuldade na comercialização da fruta, em especial para esta variedade, o que passou a gerar recuo de preços no decorrer de março e garantir leves avanços no preço do havaí, comercializado a menores valores quando comparado ao formosa.
Quanto à oferta para abril, mesmo que possa aumentar levemente, a intensificação do volume de frutas deverá ocorrer de modo pontual, não impactando de modo significativo na disponibilidade dos mamões. Assim, os preços devem se manter acima dos custos de produção, garantindo boa capitalização. Em relação à qualidade das lavouras, espera-se que as frutas apresentem melhor aspecto em abril, quando foram registradas doenças fúngicas, como a mancha-chocolate. (Hfbrasil)