Arábica e conilon batem recorde de preço em abril; saiba o motivo

0
119
Foto: Divulgação

Os preços do café subiram fortemente em abril, com as médias dos indicadores Cepea/Esalq do arábica e do conilon subindo cerca de R$ 200 por saca de 60 quilos, em relação a março de 2024. Para o conilon, a média de abril atingiu novo recorde da série histórica do Cepea – iniciada em 2001 para a variedade –, e para o arábica, foi a maior, em termos reais, desde setembro de 2022 (deflacionamento pelo IGP-DI de março/24).

Descubra as últimas novidades do AGRO Capixaba, do Brasil e além, diretamente no seu WhatsApp! Toque aqui para se juntar ao exclusivo grupo da Revista Procampo e esteja sempre um passo à frente!

Segundo pesquisadores do Cepea, o impulso aos preços do arábica vem do câmbio, de preocupações quanto aos estoques globais do grão e, sobretudo, das intensas valorizações do conilon. Por sua vez, as cotações do robusta estão em alta desde o último trimestre de 2023, influenciada pela aquecida demanda internacional pela variedade brasileira.

Neste cenário, levantamentos do Cepea mostram que produtores estão mais estimulados e vêm realizando um maior número de negócios, tanto no spot quanto para entrega futura (mercado a termo) – neste caso, envolvendo o grão da safra 2024/25 e também alguns volumes da temporada 2025/26. (Cepea)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here