Entidade prevê semana de muita instabilidade e chuvas espalhadas por todo Brasil

0
174
Foto: Divulgação

Os volumes mais significativos são previstos para áreas em Minas Gerais e Espírito Santo nos próximos sete dias

A virada para a segunda quinzena do mês será marcada por novas chuvas espalhadas pelo Brasil.  De acordo com a Climatempo, as áreas de instabilidade inclusive devem favorecer a formação de nuvens carregadas no Norte do Brasil.

“Vários municípios da Região Centro-Oeste e Sudeste já registraram acumulações significativas nos últimos dias, e a tendência é que esse cenário persista”, afirma a consultoria.

Quer receber as principais notícias do AGRO Capixaba, do Brasil e do mundo no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no grupo da Revista Procampo!

Segundo os dados atualizados na manhã desta segunda-feira (15) pela Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA), são previstas chuvas entre 40mm e 70mm para o Centro-Oeste e Sudeste do Brasil. Os volumes mais significativos são previstos para áreas em Minas Gerais e Espírito Santo nos próximos sete dias.

Entre os dias 15 e 23 de janeiro, o modelo norte-americano também prevê o retorno de chuvas significativas para o Sul do Brasil, com acumulados entre 100mm e 125mm. A tendência também é do avanço das chuvas para Santa Catarina e Paraná. Chama atenção que apesar das boas chuvas, a irregularidade deve ser mantida em áreas importantes de produção como por exemplo em Mato Grosso e Matopiba.

Já entre os dias 23 e 31 de janeiro, o NOAA prevê o avanço de chuvas mais expressivas para o Matopiba, áreas do Centro-Oeste e Sudeste do Brasil. Depois do período sem precipitação, as chuvas devem chegar com intensidade em algumas áreas e devido às altas temperaturas podem trazer algum transtorno como por exemplo ventania e eventual queda de granizo.

Para reta final do mês, o NOAA reduz o volume de chuvas para o Sul do Brasil. Se a previsão se confirmar, apenas o oeste do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná devem receber chuvas entre 20mm e 25mm no período.

Veja o mapa de previsão estendida para todo Brasil:

NOAA_15012024Fonte: NOAA (Notícias Agrícolas|Virgínia Alves)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here