São Mateus é oficialmente a “Capital Estadual das Especiarias”

0
673
Foto: Divulgação

Foi sancionado nesta terça-feira (02), pelo governador Renato Casagrande, o projeto de lei 79/2020, que determinou o município de São Mateus como “Capital Estadual das Especiarias”. Encampada pelo então deputado estadual Freitas, a proposta é oriunda da Cooperativa dos Produtores Agropecuários da Bacia do Cricaré (Coopbac).

Localizada no norte do Espírito Santo, São Mateus é nacionalmente conhecida por produzir em grande escala pimenta-do-reino, pimenta rosa, pimenta jamaica, macadâmia, urucum, gengibre entre outros, receberá em breve título tão merecido.

“Com imensa alegria recebemos o comunicado que esta demanda culminou na sanção pelo governador. É uma grande conquista para todos, do produtor rural aos órgãos reguladores, assim como para a população de São Mateus e o cooperativismo”, disse Erasmo Negris, diretor administrativo da Coopbac.

É importante destacar que o estado é o maior produtor e exportador de pimenta-do-reino do Brasil. A expectativa para este ano, mesmo com a pandemia de coronavírus, é produzir entre 45 e 50 mil toneladas da especiaria. De acordo com os dados oficiais de exportação do país, entre janeiro e abril foram mais de 42 mil toneladas. Montante 3% superior a 2019 e que resultou quase U$ 90 milhões em recursos financeiros. (Redação Revista Procampo)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here