Cooperativa oferece recursos para produção de silagem

0
701
Foto: Diego Feitosa/Asscom Coopeavi

Uma das melhores maneiras de atravessar o período da estiagem sem deixar cair a produção de leite e amargar prejuízos na alimentação do rebanho é produzir alimento volumoso. O capim se desenvolve menos nesta época mais seca e fria do ano e muitos produtores não preparados poderão enfrentar dificuldades.

Com o propósito de incentivar a produção de silagem, a Coopeavi, por meio do Programa de Apoio à Produção de Silagem, oferece ao produtor incentivo financeiro por hectare de milho ou sorgo plantado ou para área com cana ou napiê.

Para receber o benefício é preciso estar ativo com o fornecimento de leite para a cooperativa. A colheita de toda a produção também deve ser comprovada por um técnico da Coopeavi em visita à propriedade.

De acordo com o diretor de Lácteos, Erik Pagung, o objetivo é facilitar a vida do cooperado. “O produtor precisa se preparar para não passar por dificuldades durante a estiagem. A silagem é uma das opções mais viáveis para o produtor de leite poder suprir a escassez de alimento nos períodos mais secos”, afirma.

Cada cooperado tem direito de receber o equivalente a até 15 hectares em incentivos financeiros, no período de um ano. O produtor é o responsável pela contratação dos serviços de plantio e colheita. A cooperativa apenas repassa os valores mediante comprovação da produção.

O produtor Evaldo Tavares Renes foi um dos beneficiados pelo programa. Ele plantou uma área equivalente a 4,5 ha de milho na propriedade localizada em Nova Venécia.

“É um grande estímulo que chega para não deixarmos a produção cair. A gente trabalha com assistência técnica sempre investindo na propriedade. Tudo o que fazemos tem custo. Com a produção de silagem, a gente evita sazonalidade, mantendo o volume de leite em alta o ano inteiro, independente se é período de seca. No meu caso consigo até aumentar a produção no período de estiagem devido a qualidade da silagem”, celebra o cooperado.

*Para saber mais sobre o benefício, o cooperado deve entrar em contato com a Coopeavi Lácteos, em Nova Venécia. (Comunicação Coopeavi)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here