Cooabriel premia produtores de qualidade do café conilon

0
448
Foto: Divulgação

Será realizado nesta quarta (23), em São Gabriel da Palha, o evento de encerramento do 16º Concurso Conilon de Excelência Cooabriel, com a divulgação dos vencedores e premiação dos primeiros colocados.

Criado pela Cooabriel no ano de 2003, o concurso busca incentivar e premiar os sócios que produzem e apresentam cafés de excelentes qualidades. “O objetivo para a criação do concurso é incentivar a melhoria contínua do café. Fomos pioneiros nessa iniciativa, que tem gerado bons frutos”, afirmou o gerente corporativo de café da Cooperativa Agrária dos Cafeicultores de São Gabriel (Cooabriel), que coordena o concurso, Edimilson Calegari.

Atuando na Cooabriel há 36 anos, o vice-presidente da cooperativa Antônio Joaquim de Souza Neto, relembra a resistência que havia na primeira edição do concurso. “Apesar de na época a qualidade já ser exigência mundial, muitos não acreditavam no potencial do conilon. Mas os produtores começaram a enxergar o diferencial de um café bem cultivado o que melhorou significativamente o padrão dos cafés recebidos. O concurso foi fundamental para isto”, ressaltou.

De acordo com o presidente da Cooabriel, Luiz Carlos Bastianello, hoje um dos principais objetivos do concurso é elevar a qualidade e a produtividade do conilon. “A Cooabriel já estuda novos projetos para a valorização do café. O que se busca é a garantia de mercado para os nossos sócios”, finalizou.

O concurso

O 16° Concurso Conilon de Excelência Cooabriel recebeu 69 amostras de café conilon produzidos pelos sócios na safra 2019 com cafés originados de propriedades localizadas em oito municípios da região noroeste capixaba e um município do Sul da Bahia.

O Concurso irá premiar as categorias de cafés produzidos pelos sistemas de café natural e cereja descascado.

Foram classificadas 15 amostras totais. Para o café natural foram classificados 10 lotes. Já o café cereja descascado foram classificados o5 lotes.

Premiação:

Premiação para classificados em café Natural:
1º lugar – 10 sacas;
2º lugar – 08 sacas;
3º lugar – 06 sacas;
4º lugar – 05 sacas;
5º lugar – 04 sacas;
6º ao 10º lugar: 03 sacas.

Premiação para classificados em café Cereja Descascado:
1º lugar – 10 sacas;
2º lugar – 08 sacas;
3º lugar – 06 sacas;
4º lugar – 05 sacas;
5º lugar – 04 sacas.

(Comunicação Cooabriel)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here