ABIC celebra o Dia Internacional do Café premiando as indústrias com os Melhores da Qualidade ABIC 2018

0
110
Divulgação

Entidades do setor se unem, juntamente com o Ministério das Relações Exteriores e APEX-Brasil para comemorar a data

O café, mais do que uma paixão nacional, é fonte de milhões de dólares em renda e de mais de oito milhões de empregos anualmente no Brasil. O produto tem seu Dia Internacional, instituído pela OIC – Organização Internacional do Café em 2015, que é celebrado hoje, 1º de outubro.

Para comemorar a data a ABIC – Associação Brasileira da Indústria de Café, em conjunto com o Departamento de Promoção Comercial e Investimentos, do Ministério das Relações Exteriores, em parceria com a APEX-Brasil, e as demais entidades do setor privado, realizará uma solenidade no Palácio do Itamaraty, em Brasília.

Serão recepcionados por volta de 200 pessoas, entre embaixadores dos principais países compradores, autoridades e parceiros da cafeicultura. Na ocasião, a senhora Cíntia Matos, presidente da seção brasileira da Aliança Internacional das Mulheres do Café, apresentará o tratamento da questão de gênero na cadeia produtiva cafeeira. Em 2018, a Organização Internacional do Café elegeu como tema “A mulher e o café”.

Melhores da Qualidade

Marcando as comemorações do Dia Internacional do Café a ABIC fará a entrega dos Certificados às empresas e marcas que mais se destacaram durante o ano na avaliação do Programa da Qualidade do Café – PQC – 2018. Essa premiação destaca a excelência dos Cafés do Brasil e é o reconhecimento às empresas que tiveram notas constantes durante o ano dentro de sua categoria.

O Programa de Qualidade do Café, criado em 2004, certifica a qualidade do produto final por meio de uma metodologia de análise sensorial, e classifica e diferencia os cafés em 4 categorias: Extraforte, Tradicional, Superior e Gourmet. Além de certificar o produto, a empresa é auditada quanto às boas práticas de fabricação de todo o processo de industrialização, para garantir consistência.

Hoje o PQC apresenta números marcantes de marcas certificadas: No total 888 marcas, sendo 234 Gourmet / 185 superior/ 414 Tradicional e 55 Extraforte.

Para homenagear o Dia Internacional do Café serão servidos cafés das diversas origens produtoras nacionais, preparados nas formas de espresso e filtrado. Haverá também apresentação de latte art feita por baristas consagrados.

No exterior, as Embaixadas do Brasil, realizarão atividades para celebrar a data.

O evento comemorativo conta com a participação da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), da Associação Brasileira da Indústria de Café Solúvel (Abics), da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) e do Conselho Nacional do Café (CNC).

Café no Brasil

Presente em território nacional há aproximadamente 300 anos, o café foi responsável pelo processo de industrialização e modernização do país, gerando, atualmente, mais de oito milhões de empregos na cadeia produtiva e movimentando, como Valor Bruto de Produção, R$ 24,3 bilhões neste ano.

O Brasil é a maior nação cafeeira do mundo, liderando os rankings internacionais de produção e consumo, além de ser o segundo maior consumidor do planeta. Em 2018, os brasileiros deverão produzir 59,9 milhões de sacas de 60 kg. A exportação do produto é projetada em 35 milhões de sacas e o consumo interno em 22 milhões de sacas. (Fonte: Assessoria de Imprensa ABIC)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here