Começa amanhã o 10° Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil em Vitória

0
135
Divulgação

Serão apresentados 400 trabalhos técnico-científicos no formato de pôsteres e 30 de forma oral pelos autores nesta edição do Simpósio

Começa amanhã (08), o X Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil, com a realização do Consórcio Pesquisa Café, no Centro de Convenções de Vitória, Espírito Santo, cujo tema central será “Pesquisa, Inovação e Sustentabilidade dos Cafés do Brasil”. O evento está sendo promovido pelo Instituto Capixaba de Pesquisa Assistência Técnica e Extensão Rural – Incaper e Embrapa Café.

O Simpósio tem como objetivo apresentar resultados de pesquisas realizadas no âmbito do Consórcio Pesquisa Café, bem como estimular o diálogo da comunidade científica com os diversos setores da cadeia produtiva do café, com vistas a promover a sustentabilidade do setor, por meio da pesquisa, inovação, melhoria da qualidade do produto, prospecção de novos cenários e tendências de consumo. Nesta edição são esperados aproximadamente 700 participantes, tais como pesquisadores, extensionistas, técnicos, professores, estudantes, dirigentes de instituições do setor cafeeiro, empresários, cafeicultores e demais interessados nos Cafés do Brasil.

Apresentação de trabalhos técnico-científicos no Simpósio – Foram selecionados 399 trabalhos técnico-científicos para serem apresentados no formato de pôsteres, dos quais 30 serão apresentados em sessões orais pelos próprios autores. Referidos trabalhos foram selecionados pela Comissão Científica e contemplam os seguintes focos temáticos e respectivos quantitativos: Agregação de qualidade ao café – 36 trabalhos selecionados; Agroclimatologia e fisiologia (56); Aperfeiçoamento dos processos industriais e novos produtos à base de café (4).

Em complemento dos focos temáticos, foram selecionados 81 trabalhos de Aprimoramento dos sistemas de cultivo; Benefícios do café à saúde humana (1); Desenvolvimento econômico e social das regiões produtoras de café (15); Genética, melhoramento e biotecnologia (94); Manejo de pragas e doenças dos cafeeiros (55); Mecanização do cultivo e da colheita do café em áreas planas e de montanhas (10); Melhoria dos processos de colheita e pós-colheita (13); Transferência de tecnologia e comunicação (18); e Uso racional de água na cafeicultura (16).

Programação técnica do X Simpósio – A Programação Oficial começará no dia 8 de outubro, a partir das 14h, com a solenidade de abertura, coffee break, boas-vindas e conferência de abertura. As sessões técnicas serão realizadas nos dias 9 e 10 com palestras, minicursos e mesas-redondas. Confira no quadro abaixo a Programação completa e clique aqui para visualizá-la de forma detalhada.

Visitas técnicas a regiões produtoras de café – No dia 11, mediante inscrição prévia de interessados, estão programadas visitas técnicas em lavouras de café arábica, no município de Marechal Floriano, e café conilon, nos municípios de Serra e Fundão.

Exposição de arte alusiva à cultura do café – Durante a realização de todo evento, haverá exposição de quadros da artista plástica e cafeicultora Valéria Vidigal, cuja temática de suas obras é a cafeicultura. (Embrapa)


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here