Começa hoje maior evento de avicultura e suinocultura do ES

0
1501
Foto: Divulgação Ases-Aves

Se você é daquelas pessoas que ainda estão na dúvida em participar da 5ª Feira de Avicultura e Suinocultura Capixaba (Favesu) ou está contando os dias para conferir de perto um dos maiores eventos da avicultura e suinocultura capixaba, esse texto é para você. De início, já podemos te adiantar que o seu destino é o município de Venda Nova do Imigrante, precisamente nos dias 5 e 6 deste mês.

Realizada pela Associação dos Avicultores do Estado do Espírito Santo (Aves) e Associação de Suinocultores do Espírito Santo (Ases), a Favesu é o principal ponto de encontro de produtores, gestores, empresários, técnicos, acadêmicos, fornecedores e demais envolvidos diretamente na cadeia produtiva de aves, ovos e suínos, além do público consumidor.

A Favesu é uma boa oportunidade para a realização de novos negócios e busca de conhecimento técnico para aprimoramento de atividades voltadas para a suinocultura e avicultura. Estão confirmadas mais de 70 empresas.

Qualidade de Ovos – Um dos destaques do evento será o 3º Concurso de Qualidade de Ovos Capixaba e o 5º Concurso de Qualidade de Ovos Coopeavi. A competição é um estímulo para melhorar cada vez mais o processo de produção dos ovos. Neste ano o Concurso de Qualidade de Ovos Capixaba, traz uma novidade: categoria dos ovos vermelhos. Nas edições anteriores eram avaliados apenas os ovos brancos.

Ciência em prática- A feira também contará com um espaço dedicado ao desenvolvimento científico, que promoverá a aplicação de forma prática do conteúdo desenvolvido no âmbito acadêmico e oportunizará uma troca de experiências entre os estudantes, professores e pesquisadores com os produtores.

Nesse local, estarão expostos os melhores trabalhos de cada uma das três áreas (Frango de Corte, Postura Comercial e Suinocultura). As temáticas abrangem assuntos que vão desde a Sanidade, passando pelo Bem-estar Animal, Inspeção Sanitária de Produtos de Origem Animal até a Biosseguridade. A comissão que avaliou os trabalhos foi formada pelos médicos veterinários: Eustáquio Moacyr Agrizzi, Tarcísio S. Pereira Agostinho, Marcelo Andreão Faitanin, Arnaldo Moyses Salviato e Aline Falqueto.

Além disso, os primeiros colocados de cada uma das três áreas serão premiados com a quantia de R$ 1.000,00 (mil reais) e farão uma apresentarão oral durante a programação da feira.

Foto: Divulgação Ases-Aves

Suinocultura em destaque – Durante a feira acontecerá também o Qualificases (Programa Anual de Capacitação de Suinocultores), que será realizado no dia 05 de junho, na parte da manhã. A programação da capacitação contará com dois palestrantes, a Drª Charli Ludtke e o Dr. Iuri Machado. O evento acontece em parceria com Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS).

Avicultura em dois segmentos – Além da qualificação suína, o evento contará com o Qualificaves (Programa Anual de Capacitação de Avicultores), com palestras técnicas voltadas para os segmentos de Frango de Corte e Postura Comercial. Serão apresentadas temáticas como “Tecnologias disponíveis para a Avicultura de frango de corte 4.0 – desafios, impactos e benefícios ao negócio”, que serão apresentadas pelo palestrante Leonardo Santiago, farão parte do ciclo de palestras.

Ainda na área do frango de corte os impactos das salmoneloses para o produtor e a indústria de frango de corte, serão apresentados pelo palestrante Oliveiro Caetano de Freitas Neto. Também será mostrado ao setor de frango de corte o Case de Sucesso: Campanha de marketing da suinocultura nacional e tendências de consumo de proteínas, que terá a apresentação de Lívia Machado. O evento do Qualificaves – Frango de Corte também acontece no dia 05, pela manhã.

Sobre a temática da Postura Comercial, que ocorrerá na manhã do dia 06, o Qualificaves apresentará cinco palestras que explanarão sobre o bem-estar animal. Para destacar a visão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) sobre o assunto, a convidada será Lizié Buss. Já para falar sobre o Projeto Bem-estar Animal – Poedeiras, a responsável será a palestrante Helenice Mazzuco.

O debate “Sanidade x Bem-estar animal de poedeiras e qualidade do ovo” será apresentado por Sabrina Castilho. Fernando Bicaletto destacará as experiências da Fazenda Toca na viabilidade da produção orgânica de ovos em larga escala, enquanto que Cláudio Machado apontará a visão da empresa Vencomatic em relação às demandas do bem-estar animal. A programação da Postura Comercial ainda contará com a participação da executiva do Instituto Ovos Brasil, Tabatha Lacerda, que falará sobre a atuação da entidade em prol do segmento de ovos nacional.

Foto: Divulgação Ases-Aves

Autoridades – A feira também contará com a presença de diversos representantes dos poderes legislativo e executivos, como deputados estaduais e federais, secretários de Agricultura, prefeitos e vereadores, representantes de autarquias, entre outros. O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, também foi convidado por uma comitiva da Aves/Ases, em uma audiência recente no Palácio Anchieta, em Vitória, para participar da programação, especialmente da abertura oficial que ocorrerá no dia 05, às 16 horas.

Muita gastronomia – A Favesu ainda terá o Espaço Gourmet que possibilitará a atualização e o treinamento dos representantes do mercado consumidor, por meio de aulas-show gastronômicas e palestras nutricionais, que proporcionarão ao público ligado a restaurantes, supermercados, hotéis, pousadas, bares, e o próprio consumidor final, um melhor conhecimento da qualidade dos produtos da avicultura e suinocultura, bem como as formas práticas de preparação. O comando do espaço ficará por conta do chef Gilson Surrage e da nutricionista Gleiciane Nunes.

Foto: Divulgação Ases-Aves

Indústria capixaba– A indústria de suínos, frangos e ovos do Espírito Santo também estará representada por várias empresas dos setores. Uma oportunidade de para mostrar a qualidade dos seus produtos para o público consumidor presente, além de enaltecer de forma conjunta as Campanhas Frango Capixaba, Suíno Capixaba e Ovo Capixaba. O trabalho conjunto dessa indústria reflete o entrosamento entre AVES, ASES e Sindicato da Indústria do Frio (Sindifrio).

Perspectivas para os dois setores – Entre as palestras na programação está a reunião conjuntural. Com o objetivo de discutir os números dos setores de suínos, aves e ovos no país, o encontro terá três momentos: Primeiro mostrando os números e perspectivas da suinocultura brasileira, que serão apresentados pelo presidente da Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS), Marcelo Lopes; depois serão relatados os números da avicultura de corte e postura comercial, pelo presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) Francisco Turra; e, finalizando, o analista de mercado da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Thomé Luiz Freire Guth, falará sobre as perspectivas sobre o mercado de grãos (Milho e Soja).

Sucessão familiar– Outro momento importante será a palestra de Sucessão Familiar ministrada por Marielly Biff. Encontrar um sucessor para tocar os negócios da família não é uma tarefa fácil em qualquer ramo. Com esse propósito de ajudar e incentivar a sucessão familiar que a feira aborda o assunto. A palestra conta com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Perspectivas para o futuro – Para encerrar a parte técnica, o evento contará com a Palestra Magna que será apresentada por Arthur Igreja. O palestrante explanará sobre a temática: “Situação Socioeconômica atual e Perspectivas para o Futuro”. O evento, que acontecerá no dia 6, às 17 horas, conta com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), que tem como objetivo levar mais conhecimento empresarial para todos os participantes da 5ª edição da Favesu.

O diretor-executivo da Aves/Ases, Nelio Hand fala sobre a gama de palestras que o público ligado as duas áreas terá a disposição durante os dois dias de evento. “De maneira prioritária, a Aves e a Ases procuram trabalhar e coordenar essas ações para a suinocultura e avicultura capixabas e entendem que eventos como a Favesu são excelentes mecanismos para tratar em um só ambiente destes aspectos e oportunizar o encontro de vários atores e parceiros envolvidos nas atividades”, destacou Nélio Hand.

A feira que é o maior evento de avicultura e suinocultura do Estado do Espírito Santo teve início no ano de 2011 e se configura como um dos eventos regionais mais importantes do país. O evento que acontece no mês de junho, terá a duração de dois dias, começando na quarta-feira (05) pela manhã e sendo finalizado na quinta-feira (06) à noite.

*A programação completa e outras informações podem ser acompanhadas no site: www.favesu.com.br

(Associação dos Avicultores e Suinocultores do ES)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here