Com ampliação e melhorias Cooabriel revitaliza serviços de armazenagem

0
695
Foto: Divulgação

Ao longo de sua história a Cooabriel vem investindo na ampliação e melhoria das estruturas

Desde sua fundação, há quase 58 anos, a Cooabriel definiu entre as prioridades de serviços o armazenamento do café de seus cooperados. Nos primeiros anos de atividade, o serviço de armazenagem era realizado pela cooperativa de forma rudimentar o que era a realidade tecnológica da época.

Ao longo de sua história a Cooabriel vem investindo na ampliação e melhoria das estruturas. O serviço de armazenagem reúne um conjunto de outras funções, tais como recepção, descarga, carregamento, organização, conservação, segurança contra roubos, incêndios e avarias, estrutura logística de transporte desde a coleta nas propriedades até o produto nas indústrias, dentre outras.

“Esse serviço é de grande importância para o cooperado, pois dá suporte à sua atividade. Ele economiza com custos de construção e manutenção dessas estruturas. A Cooabriel está atenta às atualizações do mercado e investe em melhorias constantes”, disse o gerente de armazéns da Cooabriel, José Carlos de Azevedo.

São várias unidades de armazenagem de médio e grande porte que a Cooabriel disponibiliza em 11 municípios do Espírito Santo e Sul da Bahia.

Nos últimos dez anos, além da ampliação das áreas de armazenagem, a Cooabriel implementa o seu plano de revitalização dos armazéns, com implantação de sistemas modernos para manter segurança e qualidade do produto e tornar o serviço mais ágil e econômico.

“Trata-se de um serviço que representa um grande ativo em proteção para os sócios. O nome da Cooabriel se traduziu em segurança e confiança porque a cooperativa protege e evita os riscos de um produto visado que é o café. O sócio tem a garantia de que sua colheita está armazenada com total segurança, isso é sinônimo de tranquilidade. Quanto à modernização como a instalação de tombadores e outras tecnologias mais recentes é algo que precisa ser constante, isso requer investimentos e inovações que tragam valor ao processo, seja reduzindo despesas, seja tornando os recebimentos e carregamentos mais rápidos”, disse o superintendente da Cooabriel, Carlos Pandolfi.

Segundo ele, ainda com foco nas atuais necessidades do mercado, em breve haverá em cada armazém de café, um profissional em degustação com capacitação específica para provar Café Conilon de qualidade, isso quer dizer que o cooperado além da informação sobre a classificação do seu café, saberá também se o café que ele está armazenando na Cooabriel é de boa bebida, o que poderá agregar ainda mais valor ao seu produto.

Modernização

E agora, em construção, o novo armazém da Cooabriel em Águia Branca (ES) terá em torno de 8 mil m² de área construída, que dentre outras funcionalidades, comportará um sistema automatizado de separação e rastreabilidade dos lotes. A previsão é de que entre em funcionamento antes da próxima safra.

As estruturas de armazenagem equivalem hoje a 41 mil m² de área construída. Com o armazém de Águia Branca a Cooabriel aumenta para 48.700m² de área construída para armazenagem do produto dos cooperados.

Destaca-se no plano da Cooabriel

– Implantação de modernas plataformas para descarga de café a granel nas unidades, que está atraindo cada vez mais o cooperado pelas vantagens do processo, especialmente redução de mão de obra e agilidade na descarga.

– Ampliação e construção de novos armazéns adaptados e com grande capacidade de estocagem para armazenamento de bags. Destacam-se nos últimos dois anos, os armazéns da cooperativa em Jaguaré-ES e em Vila Valério-ES.

– Também nova sinalização interna e calçamento de pátios

– Usina de Energia Solar, inaugurada em 16 de agosto no armazém de São Gabriel da Palha (ES).

O sócio da Cooabriel, João Ronquetti, tem uma propriedade na localidade do Patrimônio São José, em São Gabriel da Palha. Ele reforça a segurança em ter os grãos armazenados pela cooperativa: “Bato o café sem medo de errar. Vale a pena pela segurança e também pelos preços mais valorizados. Investi na granelização e os resultados tem sido muito bons”, finalizou. (Comunicação Cooabriel)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here