A última sexta-feira, dia 09 de agosto, marcou um grande momento para o Cooperativismo Capixaba, a inauguração de uma nova casa. O evento contou com a participação de 200 pessoas entre presidentes, dirigentes e colaboradores de Cooperativas do ES, vindas de toda parte do estado. O momento contou também com a presença de ex-presidentes e superintendentes do Sistema, além de seus familiares, que vieram prestigiar momentos de homenagens a eles. Recebemos ainda parceiros do Cooperativismo e autoridades como parlamentares, o presidente da OCB Nacional, Dr. Márcio Lopes de Freitas.
Na oportunidade, foram homenageados todos os ex-presidentes e superintendentes que já passaram pelo Cooperativismo Capixaba e fizeram história. Todos receberam um troféu feito pela designer capixaba Vivian Chiabay e aqueles que não puderam comparecer à cerimônia, receberão seus troféus em casa.
João Belisário Bortulini, segundo presidente da história da OCB/ES, que relembrou que, durante os quatro anos que foi presidente, até o aluguel da sala era ele quem pagava. “Isso quando também não pagava os próprios funcionários do meu bolso. A dificuldade era tanta que tinha época que eu gastava mais do que recebia. Então é com imensa alegria que vejo como o Cooperativismo está hoje, como a OCB/ES cresceu. O primeiro auditório que o Sistema teve, quem instalou fui eu e contava com apenas 10 cadeiras. Ver o que se tornou o Sistema hoje é gratificante. Estão todos de parabéns”, afirmou.
Já para o ex-superintendente do Sistema, Sr. Luiz Carlos de Oliveira, foi difícil falar em um momento de grande emoção. “É difícil principalmente pelo fato de uma das pessoas que está à frente dessa iniciativa ser meu filho, hoje superintendente, o Carlos André Santos de Oliveira. Para mim é uma satisfação enorme e a palavra que descreve o que estou sentindo é orgulho. Eu participei da história da OCB/ES desde a sua fundação, quando o Incra fiscalizava as Cooperativas. A nova sede é uma vitória, é a demonstração de que o Cooperativismo avança cada vez mais”, disse com os olhos marejados.
E é claro que não poderia faltar o depoimento da Sra. Júlia Colnago, esposa do saudoso Sr. Esthério Sebastião Colnago, ex-presidente do Sistema OCB/ES. “Eu não tenho palavras no momento, só tenho a certeza de que hoje o céu está em festa e onde quer que o Esthério esteja, está feliz e orgulhoso. É um sonho realizado”, disse.
Ao final da cerimônia houve o momento de descerrar quatro placas: a de inauguração, feita na presença de todos os presentes; do auditório, realizada na presença da diretoria executiva do Sistema OCB/ES, colaboradores e familiares do Sr. Esthério Sebastião Colnago, pois o espaço leva seu nome; da placa do foyer, realizada na presença da diretoria executiva do Sistema OCB/ES e dos presidentes do Sicoob ES e Unimed ES; e por fim, o descerramento da placa da sala dos Conselhos, realizada na presença da diretoria executiva do Sistema OCB/ES e do ex-superintendente sr. Luiz Carlos de Oliveira e familiares, já que a sala leva seu nome.
O novo espaço
O espaço que atendia as Cooperativas do ES anteriormente, com seus 280 m², agora possui uma estrutura de 900 m², feita especialmente para receber Cooperativas e parceiros em um lugar moderno e confortável.
Situado à Av. Nossa Senhora da Penha, nº 1477, bairro Santa Lúcia, em Vitória, o novo espaço traz para as Cooperativas Capixabas registradas no Sistema, um espaço amplo e capaz de atender dezenas de pessoas ao mesmo tempo.
Com 30 vagas de estacionamento exclusivas para os carros do Sistema e visitantes, a nova Casa do Cooperativismo Capixaba possui um auditório com capacidade para 120 pessoas, equipado com o que há de mais alta tecnologia no estado. O auditório também tem possibilidade de se transformar em três auditórios menores, com capacidade para 40 pessoas cada; além de uma sala denominada “Espaço Cooperativo” de uso exclusivo dos Presidentes, Dirigentes e empregados das cooperativas; e ainda três salas de reuniões.
O superintendente do Sebrae-ES, Pedro Rigo, grande parceiro do Cooperativismo e das Cooperativas Capixabas, falou um pouco sob um ponto de vista particular, de quem já prestou serviços ao Sistema OCB/ES por dois anos. “O Cooperativismo sofria muito naquela sede antiga, um local apertado, onde pude estar por pouco mais de dois anos colaborando com meu trabalho, com a equipe e de fato, o Cooperativismo Capixaba merece um espaço adequado, um espaço para um bom atendimento, para a equipe trabalhar confortavelmente e aqui é um espaço onde acredito que a produtividades será a melhor resposta que o Cooperativismo terá. Uma sede na qual os funcionários terão mais facilidade para interagir com os cooperados, dirigentes e parceiros, é um ambiente que propicia melhor fluidez no aspecto do trabalho. Parabéns ao Cooperativismo, parabéns a OCB/ES, que vislumbrou essa melhoria necessária e importante. Falo isso após ter visitado cada sala, cada espaço inaugurado hoje e acredito que a partir de agora, o Cooperativismo Capixaba vai respirar de forma mais positiva. Parabéns”, concluiu.
O início
Há 47 anos, quando foi fundada, a OCB/ES funcionava em uma sala dentro da Secretaria de Agricultura, em 1972, no Forte São João, em Vitória; logo foi transferida para a Av. Jerônimo Monteiro; em seguida, para o nono andar do Ed. Martinho de Freitas, em sala cedida pelo INCRA; e em 1982, conseguiu por financiamento junto ao BNCC, sua sede própria no Ed. Renata, em Vitoria.
Mas o crescimento dos serviços prestados aumentava e junto crescia também o número de funcionários e consequentemente o de Cooperativas registradas. Foi preciso então sair daquele espaço e alçar novos voos, dessa vez na Casa do Cooperativismo, em Bento Ferreira, “casa” que abrigava o Sistema de 2006 até poucos dias atrás. (OCB-ES com texto editado pela Redação da Revista Procampo)