Produção mundial de café foi estimada em 174,3 milhões de sacas para safra 2023-2024

0
314
Foto: Divulgação

Safra mundial será composta por 96,3 milhões de sacas de café arábica (55,2%) e 78 milhões de sacas de café robusta (44,8%)

A produção total de café, em nível mundial, prevista para a safra 2023-2024, foi estimada em um volume físico equivalente a 174,3 milhões de sacas de 60kg. Desse total previsto, 96,3 milhões de sacas são de café da espécie de Coffea arabica (café arábica), as quais correspondem a 55,2% do volume mundial, e, adicionalmente, 78 milhões de sacas da espécie de Coffea canephora (robusta+conilon), que equivalem a 44,8% da safra mundial.

Neste mesmo contexto, caso seja feita um ranking dos três países maiores produtores de café do mundo, verifica-se que a safra atual dos Cafés do Brasil, país que é o líder na produção e exportação, além de ser o segundo maior consumidor de café em nível mundial, foi calculada em 54,7 milhões de sacas de 60kg, volume que representará aproximadamente 31,4% da safra total mundial, caso tal estimativa se confirme.

Quer receber as principais notícias do AGRO Capixaba, do Brasil e do mundo no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no grupo da Revista Procampo!

Da safra brasileira citada, merece também salientar que, em torno de 37,9 milhões de sacas de 60kg serão da espécie de C. arabica, que equivalerão a 39,3% do total de Coffea arábica a ser colhido em nível mundial. E, em complemento, 16,8 milhões de sacas, da espécie de Coffea canephora, que representarão 21,5% da safra mundial dessa mesma espécie, obviamente, caso tais estimativas se efetivem neste ano-safra.

Cumpre esclarecer que os números e dados da performance da cafeicultura brasileira que estão subsidiando esta análise e divulgação, entre outros destaques de interesse do agronegócio café, constam do SUMÁRIO EXECUTIVO DO CAFÉ – JULHO 2023, o qual é elaborado mensalmente pela Secretaria de Política Agrícola – SPA/Departamento de Análise Econômica e Políticas Públicas/Coordenação-Geral de Políticas Públicas, do Ministério da Agricultura e Pecuária – MAPA, e divulgado inclusive pelo Observatório do Café, do Consórcio Pesquisa Café, coordenado pela Embrapa Café.

Assim, complementando está análise e divulgação da performance da cafeicultura global, em relação à safra em curso, vale salientar que a produção total do Vietnã, que é o segundo país maior produtor de café do mundo, foi estimada em 31,3 milhões de sacas de 60kg, as quais corresponderão a aproximadamente 18% da colheita mundial do produto.

Em relação ao Vietnã, convém ainda enfatizar que a produção especificamente de Coffea canephora desse país deverá atingir um volume físico de 30,2 milhões de sacas de 60kg, que equivalerão a 38,7% da produção mundial, desempenho que coloca o país em primeiro lugar no ranking do C. canephora. Em contrapartida, a safra e C. arabica vietnamita estimada para a safra em foco será de 1,1 milhão de sacas, número que representa apenas 1,1% da produção dessa mesma espécie em nível mundial.

Por fim, na terceira posição nesse ranking, da produção mundial de café, figura a Colômbia com a estimativa de colher nesta safra em torno de 11,6 milhões de sacas de 60kg, exclusivamente da espécie de C. arábica, volume que corresponde a 12% da produção em nível mundial dessa espécie, haja vista que esse país não produz outra espécie de café. (Embrapa Café)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here