Regiões Sul e Caparaó recebem Encontro de Produtores de Flores e Plantas Ornamentais

0
325
A flor conhecida como bastão-do-imperador é bastante cultivada no Espírito Santo. Foto: Divulgação

Floricultores capixabas e produtores interessados na atividade se organizam para o 3° Encontro de Produtores de Flores e Plantas Ornamentais das Regiões Sul e Caparaó do Espírito Santo. O evento será realizado pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), em parceria com a Associação de Produtores Sulcaflor e o Sebrae, e apoio da Ufes (Campus Alegre) e do Ifes (Campus Alegre).

O encontro será realizado no dia 15 de maio, a partir das 8h, no Auditório do Ifes (Campus Alegre). “O objetivo é disseminar conhecimentos técnicos, casos de sucesso e trazer informações atualizadas sobre temas relevantes para os produtores rurais e estudantes. A ideia é incentivar a expansão dos negócios voltados ao segmento, além de estimular a troca de experiências entre os participantes e a integração dos diversos segmentos da cadeia de produção de flores. Esperamos também contribuir para o aumento da competitividade dos pequenos negócios já existentes na região e fomentar novos”, disse a extensionista do Incaper em Guaçuí, Marcia Varela.

A programação conta com palestras sobre a viabilidade econômica da produção de flores em pequenas propriedades, manejo de pragas e doenças e uma discussão sobre o paisagismo como uma alternativa de mercado para a floricultura. Haverá também a apresentação do Programa Florescer, desenvolvido no Estado do Rio de Janeiro.

A expectativa de público é de cerca de 150 participantes, entre agricultores, produtores de flores já inseridos na atividade, outros interessados, estudantes e professores dos cursos de agronomia e técnico em agropecuária.

A floricultura no Espírito Santo

A floricultura é uma atividade de grande importância econômica para o Espírito Santo: contribui para o desenvolvimento rural, para a geração de empregos, valoriza a mão de obra (especialmente feminina) e contribui ainda para o aumento de renda na agricultura familiar. O Incaper presta orientações aos floricultores capixabas em parceria com diversas instituições, contribuindo para o desenvolvimento desta importante alternativa de diversificação.

Nas Regiões Sul e Caparaó, a floricultura está representada essencialmente por produtores familiares. São 40 floricultores produtores desenvolvendo a atividade de forma comercial, porém poucos se dedicam exclusivamente à floricultura. As principais atividades ainda são a produção de café, hortaliças em geral, morango e outras frutas, queijo e pimenta. Dentre as espécies de flores mais cultivadas no Espírito Santo destacam-se: antúrio, copo-de-leite, helicônias, bastão-do-imperador, rosas e crisântemos.

Serviço

3° Encontro e Produtores de Flores e Plantas Ornamentais das Regiões Sul e Caparaó do Espírito Santo
Data: 15 de maio de 2019
Hora: 8h
Local: Auditório do Ifes – Campus Alegre. Alegre-ES
Inscrições gratuitas e vagas limitadas: 0800 570 0800 (Comunicação Incaper)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here