Espírito Santo lidera crescimento da produção de ovos e aves no Sudeste

0
3081
Divulgação

A avicultura do Espírito Santo está cada vez mais relevante no cenário nacional. De acordo com os dados preliminares do Censo Agropecuário 2017, divulgados pelo IBGE, o estado está à frente dos vizinhos do Sudeste e apresentou o maior crescimento na criação de aves e produção de ovos em relação ao último Censo, divulgado em 2006.

Coordenador da Frente Parlamentar da Agropecuária e vice-presidente da Comissão de Agricultura da Câmara, o deputado federal Evair de Melo (PP-ES) ressalta o potencial do Espírito Santo. “Resultados como este mostram que o nosso rural capixaba está cada vez mais forte. Produtores de municípios como Santa Maria de Jetibá, referência na criação de aves e produção de ovos, estão realizando um excelente trabalho e devem crescer ainda mais com os devidos incentivos e amparo da assistência técnica”.

O efetivo de aves, entre elas galinhas, galos, frangas e frangos, foi calculado a cada mil cabeças. No Espírito Santo, esse número subiu de 16.414 para 35.359, representando uma taxa de 115% de crescimento. Em segundo lugar está Minas Gerais, que apresentou um aumento de 49%. Já os estados de São Paulo e Rio de Janeiro tiveram seus efetivos reduzidos. Fazendo a comparação do crescimento entre todos os estados, os criadores capixabas ainda ficaram em quarto lugar no país, atrás apenas do Amapá (307%), Roraima (225%) e Goiás (130%).

Já a produção de ovos de galinha foi calculada a cada mil dúzias. Segundo o Censo 2017, o número subiu de 141.894 para 389.241 ovos, com uma taxa de crescimento de 174%. São Paulo teve o segundo maior aumento (106%), e em seguida vêm Rio de Janeiro (71%) e Minas Gerais (31%).

Fonte: Assessoria parlamentar

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here