Em portaria publicada no Diário Oficial da União na quarta-feira (27/03), o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) estabelece medidas preventivas para mitigar o risco de ingresso e disseminação da influenza aviária de alta patogenicidade na avicultura comercial.
Conforme orientações da Secretaria de Defesa Agropecuária, a ação visa proteger a sanidade avícola e minimizar os impactos à cadeia produtiva do país, especialmente devido à ameaça iminente de reingresso da doença no território nacional, em função de novos focos de gripe aviária na América do Sul.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
A Portaria nº 782, suspende, em todo o território nacional, a realização de exposições, torneios, feiras e outros eventos com aglomeração de aves. A medida tem como objetivo prevenir a propagação da doença e poderá ser flexibilizada apenas com a autorização do Serviço Veterinário Estadual, mediante avaliação epidemiológica e plano de biosseguridade aprovado.
Além disso, a criação de aves ao ar livre, com acesso a piquetes sem telas na parte superior, também está suspensa em estabelecimentos registrados. A medida entra em vigor imediatamente e terá duração de 180 dias, com possibilidade de prorrogação. (Ministério da Agricultura e Pecuária)