Livro reúne informações essenciais para identificação de pragas e doenças do eucalipto

0
884
Divulgação

A publicação, elaborada por profissionais da Suzano, será lançada na próxima semana e visa compartilhar conhecimentos com aqueles que se dedicam ao cultivo do eucalipto

No Brasil, o eucalipto é o gênero mais utilizado em plantios florestais com fins produtivos, sendo seu cultivo de grande relevância econômica, social e ambiental. Nos últimos anos, contudo, vem se tornando frequente a introdução e a disseminação de novas pragas e doenças, exigindo cada vez mais o manejo integrado. Foi nesse contexto que uma equipe de especialistas da Suzano, empresa com quase 100 anos de experiência no cultivo de eucalipto, reuniu no livro Pragas & Doenças do Eucalipto informações para detecção, manejo e controle das principais ameaças da cultura.

A publicação permite identificar as principais pragas e doenças do eucalipto, reunindo fotos e informações detalhadas para serem utilizadas na estratégia de manejo integrado, como caracterização morfológica, comportamento daninho, importância econômica, época da ocorrência e mecanismos de controle. O livro também relaciona os principais inimigos naturais utilizados no controle biológico de pragas do eucalipto.

“Esse trabalho é fruto de décadas de experiência, investimentos em pesquisa e sólidas parcerias com pesquisadores, universidades e institutos de pesquisa. Nosso objetivo é compartilhar conhecimentos com os demais produtores florestais, academia e com a sociedade em geral, seguindo um dos nossos direcionadores de gerar e compartilhar valor”, explica o gerente executivo de Inovações em Manejo Florestal da Suzano, Reginaldo Gonçalves Mafia, um dos autores da publicação.

Lançamento

O livro Pragas & Doenças do Eucalipto será lançado no Congresso Plantações Florestais, que acontece de 23 a 25 de maio/23, no Parque Tecnológico de Piracicaba, em São Paulo. O evento é promovido pelo Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais (IPEF), em parceria com a Indústria Brasileira de Árvores (Ibá), a Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel (ABTCP) e a International Union of Forest Research Organizations (Iufro). Após o lançamento, o livro ficará disponível para aquisição pelo site do IPEF (https://www.ipef.br/publicacoes/).

Com prefácio dos professores Carlos F. Wilcken, líder do Programa de Proteção Florestal (Protef/IPEF), e Acelino C. Alfenas, da Universidade Federal de Viçosa (UFV), o livro é de autoria de diversos profissionais da Suzano que atuam na área de Tecnologia e Inovação. São eles: Reginaldo Gonçalves Mafia, Talyta Galafassi Zarpelon, Edmilson Bitti Loureiro, João Bosco da Silva, Everton Pires Soliman, Robert Cardoso Sartório e Edival Ângelo Valverde Zauza.

Ao compartilhar de maneira organizada em livro a experiência acumulada ao longo de anos de vivência acompanhando de perto o cultivo de eucalipto, os autores esperam contribuir para fortalecer ainda mais a competitividade da indústria florestal brasileira.

Sobre a Suzano

A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores produtoras de papel da América Latina e referência no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras de origem renovável. Os produtos da companhia, que fazem parte da vida de mais de 2 bilhões de pessoas e abastecem mais de 100 países, incluem celulose, papéis para imprimir e escrever, canudos e copos de papel, embalagens de papel, absorventes higiênicos e papel higiênico, entre outros. A Suzano é guiada pelo propósito de ‘Renovar a vida a partir da árvore’. A inovabilidade, a busca da sustentabilidade por meio da inovação, orienta o trabalho da companhia no enfrentamento dos desafios da sociedade. Com 99 anos de história, a empresa tem ações negociadas nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ). Saiba mais em: suzano.com.br (Comunicação Suzano)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here