Importações de drones no Brasil registram crescimento de 24% em 2024

0
178
Divulgação

Expansão do mercado e inovações tecnológicas impulsionam aumento nas importações

As importações de drones no Brasil atingiram a marca de US$ 16 milhões nos primeiros cinco meses de 2024, conforme dados da Secretaria de Comércio Exterior (SECEX). Esse crescimento representa um aumento de 24,1% em comparação ao mesmo período de 2023. Em termos de unidades, o número de drones importados subiu 115%.

Bruno Cunha, diretor executivo e CEO da ADTECH SD, aponta diversos fatores que podem ter contribuído para esse aumento. “O aprimoramento da tecnologia, o crescente conhecimento sobre as aplicações dessas soluções em diversos setores, a expansão do mercado e a falta de produção nacional são elementos-chave. A dificuldade de competir com os preços dos drones fabricados na Ásia Oriental, especialmente diante das complexas regulações brasileiras, também desempenha um papel importante nesse cenário”, afirmou Cunha.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio

O Sistema de Solicitação de Acesso de Aeronaves Remotamente Pilotadas (SARPAS), administrado pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), já conta com 150 mil pilotos remotos cadastrados e 100 mil drones associados a 13 mil instituições. Em 2024, o Brasil registrou 405.178 solicitações de voo, superando os números dos anos anteriores.

Drones ganham espaço em diversos setores

Antigamente utilizados principalmente para filmagens curtas e mapeamento de solo, os drones agora estão substituindo ferramentas tradicionais, como máquinas de pulverização no setor agrícola e aviões para mapeamento de grandes áreas. “A produção em massa de drones tem permitido operações mais eficientes e econômicas”, explica Cunha.

A utilização de drones também se estende a setores como segurança pública, onde eles se destacam pela agilidade e precisão na transmissão de informações. Drones têm sido empregados em patrulhamentos policiais, monitoramento de fronteiras, buscas e salvamentos, e prevenção de crimes. Além disso, oferecem um excelente custo-benefício e maior segurança para os operadores quando comparados a helicópteros ou outras aeronaves tripuladas.

Inovações tecnológicas: O Drone ‘harpia’

A ADTECH, empresa de tecnologia de São José dos Campos, criou o drone ‘Harpia’, o único na sua categoria no mercado brasileiro. Equipado com câmeras de alta definição, sensores térmicos e cargas especiais como radar de abertura sintética e equipamento de guerra eletrônica, o ‘Harpia’ é certificado pelo Ministério da Defesa como ‘Produto Estratégico de Defesa’. Além disso, possui o maior alcance e altitude de voo já certificado pela ANAC para um SARP nacional e é homologado pela ANATEL.

Esse drone também pode ser utilizado no agronegócio, sendo ideal para levantamento georreferenciado e agricultura de precisão, ampliando ainda mais as possibilidades de aplicação de drones no mercado brasileiro. (Portal do Agronegócio)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here