Confea se oposiciona a resolução que amplia atuação de biólogos na agronomia

0
350
Divulgação

Resolução nº 715/2024 é criticada pelo Confea por interferir nas prerrogativas legais de engenheiros agrônomos e outros profissionais da agronomia

O Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) expressou veementemente sua oposição à nova Resolução nº 715/2024, emitida pelo Conselho Federal de Biologia (CFBio), que regulamenta a atuação de biólogos em biossistemas agrícolas. Segundo o Confea, a resolução interfere diretamente nas atribuições que são exclusivas dos profissionais de Agronomia, como engenheiros agrônomos e agrônomos, potencialmente causando conflitos de competências no setor.

Fique por dentro das novidades do AGRO Capixaba, Brasil e mais! Clique aqui e junte-se ao grupo exclusivo da Revista Procampo no WhatsApp!

De acordo com a entidade, a agronomia é uma área que exige uma profunda especialização e conhecimento técnico, adquiridos através de uma formação regulamentada e abrangente. A atuação de profissionais não qualificados pode não apenas comprometer a qualidade e segurança dos serviços agrícolas, mas também representar riscos significativos à saúde e à segurança da sociedade.

O Confea reiterou seu compromisso com a defesa das prerrogativas dos profissionais da agronomia, buscando assegurar que apenas aqueles com habilitação adequada atuem na área, para manter a segurança e a integridade do setor. A entidade também anunciou que tomará medidas legais necessárias para contestar a resolução e suas possíveis consequências negativas.

“Estamos firmes na luta para garantir que a integridade profissional dos nossos engenheiros agrônomos e agrônomos seja mantida e respeitada. Vamos atuar junto aos órgãos competentes para questionar e revisar esta resolução, protegendo assim os interesses dos nossos profissionais e da sociedade em geral,” afirmou o engenheiro agrônomo Álvaro Bridi, conselheiro federal do Confea.

Engenheiro agrônomo Álvaro Bridi, conselheiro federal do Confea. Foto: Divulgação

A comunidade de engenharia e agronomia está sendo encorajada pelo Confea a se manter unida e ativa no apoio às iniciativas de contestação da resolução, reafirmando o compromisso contínuo da entidade na valorização e defesa das atribuições dos profissionais da área.

Veja a Nota Oficial do Confea na íntegra, abaixo: (Redação Revista Procampo)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here