Vietnã: Parque cafeeiro queimado com seca severa e produtores desesperados buscando soluções

0
1070
Foto: Divulgação

Fotos mostram condições atuais das áreas de robusta e mostram porque mercado está tão preocupado com oferta

A produção de café robusta na Ásia está em colapso. As condições climáticas dificultam o trabalho no campo e o mercado já até precificou, atingindo níveis recordes de preços nas últimas semanas. O Vietnã, que já teve a produção passada castigada, literalmente pega fogo e aguardando as chuvas, que não devem chegar, não consegue vislumbrar um futuro mais promissor.

Produção de café Vietna
Produção de café Vietnã

O Vietnã tem como característica a produção de 31 milhões de sacas por ano. No ciclo passado, devido as condições climáticas adversas, a produção não ultrapassou as 26 milhões de sacas e o momento atual é de apreensão em relação ao próximo ciclo.

Descubra as últimas novidades do AGRO Capixaba, do Brasil e além, diretamente no seu WhatsApp! Toque aqui para se juntar ao exclusivo grupo da Revista Procampo e esteja sempre um passo à frente!

Segundo dados recentes publicados pelo portal Nongnghiep – imprensa local do Vietnã, as principais áreas de produção têm condições críticas nas lavouras de café. Nas imagens publicadas nesta sexta-feira (17), é possível observar o parque cafeeiro duramente afetado e queimado pelas intensas temperaturas. Vale ressatar que o café do Vietnã tem como característica “aguentar” máximas tão elevadas, mas desde que se tenha o mínimo de água, o que não vem acontecendo há algum tempo.

“A severa seca causou grandes danos às colheitas. Em particular, os cafeeiros estão sofrendo grandes perdas, uma vez que muitas áreas estão realmente secas, deixando habitantes e autoridades locais desamparados”, afirma a publicação.

Seca_Vienta_1
Produtor de café robusta no Vietnã – Fonte: Portal Nongnghiep

No material é possível observar o distrito de  Đuc Co (província de Gia Lai), importante área de produção agrícola do país e que tem o café como um dos principais ativos da economia na região. Segundo a publicação, até mesmo as áreas irrigadas já começam a sentir os efeitos das condições climáticas.

“O produtor Sr. Rơ Mah Glil (aldeia Kluh Yeh), nunca se sentiu tão desamparado como agora, pois a plantação de café em um hectare da sua família está murchando e com as folhas amarelas”, afirma.

A esperança do produtor vietnamita é que as chuvas cheguem para recuperação das plantas e também abertura da florada para a safra a ser colhida no final deste ano.

Seca_2
Lavouras de robusta no Vietnã – Fonte: Portal Nongnghiep

“Os lagos e riachos aqui secaram, sem água para irrigação, as plantações de café só podem esperar para morrer. Minha família tentou encontrar fontes de água, mas sem sucesso, estamos realmente sem opções agora. Que a chuva caia rapidamente para salvar o café”, lamentou Glil.

A reportagem local percorreu o parque cafeeiro na região e encontrou áreas em que os produtores tentam perfurar poços para encontrar pontos de irrigação.

Seca_4
Lavouras de robusta no Vietnã – Fonte: Portal Nongnghiep

“Anteriormente, a plantação de café da nossa família era muito exuberante, com lindas flores desabrochando. Mas há pouco mais de um mês, a situação de seca fez com que a fonte de água secasse, levando ao murchamento e ressecamento gradual das plantas de café”, disse Joanh, também produtor de café na região.

Os dados mostram que nessa área ao menos 14 hectares de café estão completamente queimados pela seca. Os danos variam entre 30% e 50%, de acordo com cada propriedade e o prejuízo pode ultrapassar centenas de dong vietnamita (moeda local).

Seca_3
Lavouras de robusta no Vietnã – Fonte: Portal Nongnghiep

Chuva não deve chegar tão cedo

Os problemas atuais são reflexos do fenômeno climático El Niño, que favoreceu temperaturas ainda mais elevadas e seca severa em todas as regiões produtoras de café do Vietnã. A grande preocupação do mercado é que não há no médio prazo o indicativo de mudanças significativas nas condições do tempo.

Os dados da Meteored mostram ainda que as máximas podem chegar a 40ºC, ficando cinco graus acima da média, podendo caracterizar uma nova onda de calor no parque cafeeiro.

O momento atual é crucial para abertura e pegamento da florada no Vietnã. “Modelos climáticos indicam que, até o fim de Abril, as chuvas permanecem pelo menos 30 mm abaixo da média, enquanto as temperaturas se mantém até 6 graus acima da média”, afirma. (Notícias Agrícolas – Virgínia Alves)

20240417 - Vietnã Chuva acumulada até Sábado 20
Previsão de precipitação até sábado no Vietnã 
20240417 - Vietnã Temperaturas máximas sábado 20
Previsão de temperaturas elevadas nos próximos dias 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here