Exportações de banana fecham 2023 em queda

0
178
Foto: Divulgação

Houve menor importação da Argentina

Em 2023, as exportações brasileiras de banana fecharam com queda, tanto em volume quanto em receita. A quantidade total exportada foi de 56,2 mil toneladas, 48% menor frente a 2022. O ganho foi de US$ 56,2 milhões (FOB), recuo de 50%. Isso ocorreu porque, apesar da alta dos envios à União Europeia, foram mandadas menos frutas ao Mercosul, o maior destino da banana brasileira. O volume enviado à UE foi de 8,5 mil toneladas, aumento de 45% (2023 x 2022).

Quer receber as principais notícias do AGRO Capixaba, do Brasil e do mundo no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no grupo da Revista Procampo!

Já para o bloco sul-americano, os embarques foram de 44,7 mil toneladas, retração de 40%. É importante ressaltar que a diminuição dos envios para este bloco foi motivada pela crise econômica na Argentina, um dos principais importadores, que reduziu seu poder de compra e atrasou os prazos de pagamentos, o que desmotivou os exportadores brasileiros. Para este ano, instabilidade política do Mercosul ainda deve impactar nas exportações, assim como o El Niño (chuvas no Sul, principal região exportadora). (Cepea)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here