Superdrone brasileiro será utilizado para monitorar áreas florestais no ES e BA

0
683
Drone Nauru. Foto: Divulgação

Dotado de alta tecnologia, equipamento reforça o sistema de monitoramento da empresa na prevenção de incêndios e outras ocorrências

A Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, está implementando um reforço no trabalho de monitoramento de ocorrências em plantios florestais da empresa na região norte do Espírito Santo e sul da Bahia. Trata-se do Nauru 500C VTOL, o primeiro drone brasileiro eVTOL (sigla em inglês para Decolagem e Pouso Vertical) a conquistar a aprovação de projeto da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para voos de até 60 km e acima de 400 pés (cerca de 1.200 metros).

De acordo com o gerente de Inteligência Patrimonial da Suzano, Douglas Guedes, o equipamento vai integrar o sistema de monitoramento da empresa, capaz de cobrir em tempo real as ocorrências de incêndios florestais e outras situações, contribuindo com a preservação ambiental e a segurança patrimonial. “O Nauru vai trazer uma ajuda enorme, principalmente na geração de imagens de longa distância, chegando a locais que a nossa equipe não consegue alcançar, num período de tempo muito curto”, explica Guedes.

Quer receber as principais notícias do AGRO Capixaba, do Brasil e do mundo no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no grupo da Revista Procampo!

Desenvolvido pela empresa brasileira XMobots, maior fabricante latino-americana de RPA (aeronaves pilotadas remotamente), o Nauru 500C VTOL foi criado para operações BVLOS (sigla em inglês para “Além da Linha de Visão”). O drone possui uma excelente autonomia de voo e capacidade de carga suficiente para embarcar com um sensor de mapeamento, sendo uma poderosa ferramenta em missões voltadas à segurança e defesa.

Manobrabilidade e autonomia

O Nauru ainda pode decolar e pousar em ambientes difíceis e em áreas confinadas, por reunir o melhor das duas tecnologias de drones: a manobrabilidade da asa rotativa e a autonomia de uma asa fixa. Com sua primeira versão lançada em 2012, o equipamento possui uma trajetória de recordes e superações. Entre os destaques que coleciona estão o de primeiro RPA a sobrevoar a Amazônia, o primeiro a receber um CAVE (Certificado de Autorização de Voo Experimental) da Anac e o primeiro drone VTOL híbrido desenvolvido no Brasil.

Segundo a XMobots, o Nauru 500C dispõe de tecnologia que permite fiscalizar extensas áreas com alta precisão, de maneira rápida e eficiente, graças à câmera de alta resolução, permitindo voar a maiores alturas e ainda assim mapear grandes regiões captando imagens com resolução de 24 MP.

“A Suzano investe na busca constante por equipamentos de ponta e na contratação e formação de profissionais para fortalecer as operações em diversas áreas, como o combate a incêndios em florestas plantadas e de preservação ambiental, incluindo reservas naturais e fazendas vizinhas às suas propriedades”, afirma Douglas Guedes.

O sistema de proteção florestal da empresa conta com torres de observação, central de monitoramento que operam 24 horas por dia, equipes de brigadistas que fazem ronda 24 horas por dia em pick-ups equipadas e preparadas para fazer o primeiro combate ao fogo. O aparato dispõe ainda de caminhões-pipa e outros veículos equipados com sopradores, abafadores, tanques de água e retardante a chamas, mangueira de longo alcance, rastreadores via GPS e tablets para georreferenciamento entre outros recursos.

Sobre a Suzano

A Suzano é referência global no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras, de origem renovável, e tem como propósito renovar a vida a partir da árvore. Maior fabricante de celulose de eucalipto do mundo e uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, atende mais de 2 bilhões de pessoas a partir de 11 fábricas em operação no Brasil, além da joint operation Veracel. Com 97 anos de história e uma capacidade instalada de 10,9 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhão de toneladas de papéis por ano, exporta para mais de 100 países. Tem sua atuação pautada na Inovabilidade – Inovação a serviço da Sustentabilidade – e nos mais elevados níveis de práticas socioambientais e de Governança Corporativa, com ações negociadas nas bolsas do Brasil e dos Estados Unidos. Para mais informações, acesse: www.suzano.com.br. (Comunicação Suzano)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here