De pequena mercearia a maior cooperativa de conilon do Brasil: a Cooabriel completa 60 anos

0
352
Foto: Divulgação

“Desta data para o futuro!”, assim estabelecia a ata lavrada em 13 de setembro de 1963, dando constituição à Cooperativa Agrária dos Cafeicultores de São Gabriel – a Cooabriel. 

A pequena mercearia instalada no centro da recém-emancipada cidade de São Gabriel da Palha representava os primeiros passos dados pelos 38 sócios-fundadores. Seis décadas após o marco inicial, a Cooabriel registra um crescimento sólido e contínuo e ocupa o posto de maior cooperativa de café conilon do país. 

Quer receber as principais notícias do AGRO Capixaba, do Brasil e do mundo no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no grupo da Revista Procampo!

Um dos precursores da iniciativa, o Padre Simão Civalero viu no ideal cooperativista a solução para os desafios comuns enfrentados pelos produtores rurais da região. Tempos após o marco de fundação, o eleito primeiro presidente da cooperativa, percebeu que era preciso dar novos passos e investir em novas atividades.

Durante as comemorações de 40 anos da cooperativa, em 2003, o religioso relembrou alguns dos motivos que levaram a cooperativa a investir na cafeicultura.

“Notei que os meeiros e pequenos proprietários de café precisavam vender o café assim que colhiam. Isso acontecia porque eles já comprometiam grande parte da produção em contas nas mercearias, por exemplo. Isso impedia que eles esperassem o café atingir um preço melhor. Conversei com o bispo e a ideia era incentivar os produtores a armazenar o café por, pelo menos, seis meses, até que atingisse um preço melhor”. 

Atuando na prestação de serviços para produtores rurais nos estados do Espírito Santo e da Bahia, a cooperativa assumiu um papel de protagonismo no que se refere à variedade e busca incentivar a melhoria contínua dos processos produtivos, bem como apoiar os produtores em suas diversas necessidades no cultivo. Nesse sentido, o presidente da Cooabriel, Luiz Carlos Bastianello, considera:  “A cooperativa não abraça apenas a causa do seu cooperado. Ela abraça a causa do produtor de conilon”.

Atualmente, o quadro social da cooperativa é composto por mais de 7.500 cooperados. Dentre esses está o produtor de Nova Venécia, Jailson Falqueto, cooperado da Cooabriel há mais de 30 anos. Ele conta que na década de 80, seu pai se tornou cooperado e que, ao atingir a maioridade, seguiu os mesmos passos. “Entrei como cooperado também e construímos a nossa vida em torno dessa caminhada. Sempre com a Cooabriel como uma parceira, sempre do nosso lado”. 

A Cooabriel celebra 60 anos de fundação tendo alcançado números e marcos significativos e que a tornam um case de sucesso dentro do cooperativismo. Contudo, mesmo com o crescimento registrado e com a expansão das atividades, o ideal cooperativista permanece o mesmo, conforme reafirma o presidente da instituição:

“Temos o firme desejo de que a Cooabriel se posicione, como sempre, como uma empresa de destaque, humanizada e justa e possa contribuir com a evolução da comunidade onde está inserida. Para isso é fundamental que façamos um bom planejamento e que as pessoas que virem a nos suceder mantenham o propósito de propagar um cooperativismo saudável e duradouro. Completar 60 anos deixando um rastro de história bem-sucedida é muito importante. A data que estamos celebrando é uma dádiva e precisamos comemorar”.  (Comunicação Cooabriel)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here