Ales homenageia profissionais ligados à produção de café

0
2849
Foto: Divulgação

Nesta terça-feira (30), a Assembleia Legislativa (Ales) promove sessão solene em homenagem à cadeia produtiva do café, às 19 horas, no Plenário Dirceu Cardoso. O evento foi solicitado pela deputada Luzia Toledo (MDB) e será transmitido ao vivo pela TV Assembleia.

A partir das 15 horas, haverá uma exposição de sementes de café feita pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). Também será feita uma degustação de café arábica e conilon. Ambos em frente ao Plenário Dirceu Cardoso.

Durante a solenidade será entregue a Comenda do Mérito Dário Martinelli, que foi criada neste ano pela Resolução 5.291/2018 para homenagear os profissionais envolvidos no processo de cultivo e industrialização do café.

O Espírito Santo, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), é o segundo maior produtor de café do Brasil. A entidade aponta que, até o final de 2018, serão produzidas 8,8 milhões de sacas de café conilon e 4,6 milhões de café arábica.

Dário Martinelli

Martinelli foi considerado o “pai do conilon” no Espírito Santo, em função de esforços feitos para superar a crise gerada, em São Gabriel da Palha, pelo Programa de Erradicação do Café do Governo Federal na década de 60. Ele nasceu em Santa Teresa, em 1933, e começou sua trajetória política no final da década de 1960 como vereador em São Gabriel da Palha. Exerceu o cargo de prefeito do município por dois mandatos. Foi também deputado estadual. Faleceu em setembro de 2015.

Lista de homenageados

Adauto Orletti
Antônio Joaquim de Souza Neto
Athayde Armani
Bento Venturim
Carlos André Santos de Oliveira
Carlos Renato Alvarenga Theodoro
Abraão Carlos Verdin Filho
Deneval Miranda Vieira
Deputado Federal Evair Vieira de Melo
Egídio Malanquini
Ernesto Moreira Pachito
Fabiano Tristão Alixandre
Familiares de Dário Martinelli
Flavio Protásio
Frederico de Almeida Daher
Gérson Camata
Governador Paulo Cesar Hartung
Jair Coser
Jônice Tristão
Jorge Luiz Nicchio
José Cláudio Carvalho
Júlio da Silva Rocha Júnior
Marcos Moulin Teixeira
Pedro Carnielli
Pedro Scarpi Melhorim
Romário Gava Ferrão
Ronald Mansur
Ruy Dias de Souza
Sélia Martinelli (viúvade Dário Martinelli)
Wanderlino Medeiros Bastos

(Fonte: Redação Web Ales, com a contribuição de Marcus Freire)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here