OIC aponta avanço de 6,5% nas exportações de café

0
685
Foto: Divulgação

Principal fator por trás do aumento foi um salto nas exportações do Brasil, que colheu uma safra recorde em 2020

Segundo relatório da Organização Internacional do Café (OIC), as exportações de café tiveram alta de 6,5% nos dois primeiros meses da temporada 2020/2021, quando comparadas a igual período do ano anterior.

Os países exportadores embarcaram 20,2 milhões de sacas de 60 kg, considerando volumes combinados em outubro e novembro, versus 18,9 milhões de sacas na mesma etapa do ano anterior, afirmou a OIC.

O principal fator por trás do aumento foi um salto nas exportações do Brasil, que colheu uma safra recorde em 2020. Os embarques dos grãos brasileiros saltaram 23% no período, para 8,3 milhões de sacas.

As exportações dos “Colombian Milds”, da Colômbia, registraram queda de 4,5% nos primeiros dois meses da temporada 2020/21, enquanto os embarques de outros arábicas suaves recuaram 5%.

Há visões contrastantes no mercado em relação à demanda global por café em meio à pandemia de coronavírus. Alguns analistas acreditam que o consumo diminuiu, apesar do aumento no uso doméstico.

Parte das maiores exportações reportadas pela OIC pode estar em armazéns nos países consumidores, já que alguns operadores aproveitaram a enorme produção do Brasil para formar estoques.

Em seu último relatório, a OIC manteve inalterada sua previsão para o balanço de oferta e demanda global, estimando um excedente de 961 mil sacas em 2019/2020, abaixo do superávit de 2,26 milhões de sacas visto no ano anterior. A organização ainda não divulgou uma estimativa para a temporada 2020/2021. (Reuters)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here