Ministro busca modernização de registros para facilitar acesso ao crédito

0
331
Foto: Divulgação

Câmara temática do Mapa amplia discussão para que produtores possam acessar recursos estrangeiros para investimento na agropecuária brasileira

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, recebeu nesta terça-feira (22) o presidente da Câmara Temática de Modernização do Crédito e Instrumentos de Gestão de Risco do Agronegócio, Thiago Rocha, para tratar do acesso dos produtores rurais a recursos em moeda estrangeira e aos investidores do setor.

Criada em abril deste ano, a Câmara Temática tem como objetivo promover discussões sobre crédito privado para diversificar as fontes de financiamento, estimular a competitividade e diminuir custos para o produtor.

Quer receber as principais notícias do AGRO Capixaba, do Brasil e do mundo no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no grupo da Revista Procampo!

“Viemos ampliar a discussão acerca do crédito rural para o mercado privado. Também falamos sobre o acesso a dados qualificados do Banco Central, o que pode melhorar a análise de risco de crédito do produtor e a questão da modernização do seguro, com modelos que minimizem o risco da atividade”, informou Thiago Rocha.

O mercado de pagamento por serviços ambientais e o crowdfunding CPR (financiamento coletivo), forma de captação de recursos para o produtor rural que permite o acesso ao investidor de forma mais direta, tirando ao máximo a intermediação para reduzir custos, também foram assuntos encaminhados ao ministro.

Fávaro destacou que a Câmara Temática é um instrumento importante que permite a elaboração e a modernização das políticas públicas voltadas para o agronegócio e que vai marcar reuniões para direcionar ações concretas como resultado da atuação da Câmara dentro do ministério.

“Vamos conversar com o Conselho Nacional de Justiça para vermos a questão dos registros cartoriais, que precisam ser modernizados para melhorar o acesso ao crédito”, comentou o ministro.

Participaram da reunião os responsáveis pela gestão de riscos da Câmara Temática, Vitor Osaki, e pelas operações escrituradas e mercados de capitais, Renato Buranello.

Opções de Financiamento

A Câmara Temática de Modernização do Crédito e Instrumentos de Gestão de Risco do Agronegócio foi criada em abril deste ano para permitir a discussão de novas formas de financiamento para a agropecuária, tais como o crédito privado. A modernização do crédito e dos instrumentos de gestão de risco são temas de estudo do grupo instalado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) que tem a participação de entidades governamentais, empresariais e da sociedade civil.

Composto por representantes de 46 órgãos e entidades, o novo fórum é o resultado da modernização da antiga Câmara Temática de Crédito, Seguro e Comercialização do Agronegócio, que estava voltada para mecanismos públicos de crédito agrícola. Esse trabalho será continuado como um Grupo Técnico da nova Câmara. A Portaria Nº 579, que institui a Câmara Temática, foi publicada no Diário Oficial da União. (Ministério da Agricultura)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here