Agro registra 28,1 milhões de trabalhadores no 1º trimestre de 2023

0
278

Melhor resultado em 11 anos, número representa 27% do total de empregos no Brasil

O setor agropecuário brasileiro segue alcançando números expressivos este ano, em especial, na geração de empregos e renda em todo o país. Estudo realizado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) mostra que nos primeiros três meses de 2023, houve um avanço médio de 5,9% nos salários dos empregados do setor, número 0,5% acima da média nacional. Além do aumento de 6,1% de empregados com carteira assinada, em relação ao mesmo período do ano passado.

Para o presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado federal Pedro Lupion (PP-PR), a função do setor é exatamente a de tornar o cidadão e a qualidade de vida equiparáveis. Isso, segundo o parlamentar, desenvolve o agro brasileiro, o país e fornece o desenvolvimento pessoal e profissional que todo cidadão merece.

Quer receber as principais notícias do AGRO Capixaba, do Brasil e do mundo no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no grupo da Revista Procampo!

“O setor agropecuário tem avançado em diversos segmentos e a geração de emprego e renda são dois deles. O aumento no número de trabalhadores no agro coincide, também, com a melhora do grau de escolaridade e impacta diretamente no avanço tecnológico que passa o setor. A agropecuária faz o social e econômico caminhar juntos”, diz o Presidente da FPA.

Entre as mulheres, o boletim aponta que, no primeiro trimestre de 2023, o número de trabalhadoras cresceu 1,3% frente ao período de janeiro a março do ano anterior (quase 140 mil mulheres a mais), e 0,8% em relação ao último trimestre de 2022 (+88,7 mil).

O vice-presidente da FPA na Câmara dos Deputados, Arnaldo Jardim (Cidadania-SP), ressalta que o trabalho desenvolvido pela bancada é fundamental para o crescimento apresentado. De acordo com o deputado, o trabalho no Congresso é pautado pelos anseios da sociedade e, nesse caso, de quem vive e precisa do campo.

“A FPA defende o setor como um todo, sem distinção. Queremos a evolução do pequeno e médio produtor, pois sabemos que ele é o motor que coloca a potência necessária para o agro e o Brasil alcançarem o desenvolvimento que precisamos. A resposta está aí, salários melhores, condições de trabalho mais adequadas e mais emprego. O agro está evoluindo e com ele, todos que fazem parte do setor. Viva o agro e a FPA”, destacou. (FPA)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here