Consultoria aposta em alta de 13% na safra de café 2023/2024

0
464
Foto: Divulgação

Dados são baseados em sondagens junto a cooperativas, produtores, tradings, entre outras fontes

Nesta segunda-feira (10), a Safras & Mercado projetou que a produção brasileira de café em 2023/2024 deve atingir 66,65 milhões de sacas de 60 kg, um aumento de 13% sobre a temporada anterior. Os dados são baseados em sondagens junto a cooperativas, produtores, tradings, entre outras fontes.

Segundo a consultoria, a colheita está começando para os grãos canéfora e os trabalhos nos cafezais devem ganhar “intensidade ao longo de abril”, após um atraso inicial devido ao excesso de chuvas. “Já os trabalhos com café arábica, apesar de alguns registros precoces, só devem começar, efetivamente, em maio”, comentou o consultor Gil Barabach, em nota.

Quer receber as principais notícias do AGRO Capixaba, do Brasil e do mundo no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no grupo da Revista Procampo!

A Safras não trouxe percentuais de colheita, já que os trabalhos estão apenas começando. Em nota, Gil Barabach destacou que a safra de café arábica, que responde pela maior parte do café no maior produtor e exportador global, deverá crescer 21% na comparação com o ciclo passado, para 43,50 milhões de sacas.

“Apesar do avanço expressivo, a safra ainda deve ficar bem abaixo do recorde de 2020, quando o país produziu 50,90 milhões de sacas de arábica. Praticamente todas as regiões produtoras de arábica devem elevar a produção, à exceção das Matas de Minas e Espírito Santo, onde se espera leve ajuste negativo por conta do ciclo bienal invertido”, comentou o consultor.

Segundo ele, as altas “mais expressivas” na colheita são esperadas para o Cerrado, duramente castigado pelo frio e falta de chuva em 2022, e o Sul de Minas. Já a produção de canéfora deve aumentar 1%, sendo projetada em 23,15 milhões de sacas.

“Ainda repercute os investimentos em rejuvenescimento e renovação do parque cafeeiro, especialmente no Espírito Santo. Já o bom desempenho financeiro, por conta da alta do preço e queda no custo médio (aumento da produtividade), vem chamando atenção sobre atividade e deve garantir avanços futuros na safra de conilon brasileira”, disse.

O clima favorável ao longo do ciclo produtivo, com chuvas regulares e intensas, ajudou a recompor o quadro hídrico e a garantir uma melhora significativa no potencial produtivo das lavouras de arábica, depois de dois anos de seca e geada afetando a produção, ressaltou Gil Barabach.

Já sobre as exportações, por conta do aumento da produção e um pequeno crescimento do consumo interno, a consultoria projeta os números de grãos enviados em pouco mais de 44 milhões de sacas em 2023/2024, volume 21% superior à temporada passada.

“A projeção de um crescimento bastante modesto no consumo doméstico está atrelada à perspectiva de crescimento baixo da economia esse ano no Brasil. Essa composição de maior produção e menor consumo interno acaba fortalecendo o saldo exportável”, apontou o consultor.

Mesmo com alta nas exportações, os estoques ao final da temporada devem subir para algo em torno de 5,6 milhões de sacas. “Em linhas gerais, a folga projetada na oferta deve permitir a recuperação de ‘market share’ internacional e permite um avanço nos estoques, o que naturalmente deve repercutir sobre a curva de preços internacionais de café”, avaliou o consultor. (Reuters)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here