La Niña no fim e eminência de El Niño

0
2236
Foto: Divulgação

La Niña começou a perder força

De acordo com a mais recente atualização do Bureau of Meteorology (BOM) Australiano , a La Niña continua ativa; no entanto, observações recentes e as perspectivas das simulações, indicam que o fenômeno está perdendo força. Todos os modelos climáticos pesquisados indicam que as temperaturas da superfície do mar no Pacífico tropical central retornarão à Neutralidade em fevereiro de 2023 e permanecerão em níveis neutros até pelo menos o final do outono de 2023.

Mas vale ressaltar que, a precisão das simulações geralmente são menores nesta época do ano comparado com as outras estações, portanto, esta projeção deve ser avaliada com cautela.

As perspectivas atuais indicam que esse evento La Niña irá decair um pouco mais cedo e mais rápido do que o normal. Conforme indicado pelo resultado das simulações, ainda em Janeiro as condições são para a configuração da Neutralidade climática.

Contudo, há um forte aquecimento entre os meses de Fevereiro até Maio de 2023. E ainda, como indicado pela simulação realizada pelo BOM, a sinalização indica 90.9% de chances para a configuração de um novo episódio de El Niño em Junho de 2023.

(Agrolink)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here