“XVIII Concurso Conilon de Excelência Cooabriel” recebe o dobro de inscrições em 2021

0
568
Foto: Divulgação

Na edição de 2021, o “XVIII Concurso Conilon de Excelência” recebeu um total de 149 inscrições com cafés produzidos pelos cooperados. O prazo das inscrições terminou na última sexta (17/09). O número representa mais que o dobro de inscritos no ano passado, quando foram registradas 62 amostras na competição.

Neste ano, 137 lotes estarão na fase classificatória. Isso porque 12 amostras já foram desclassificadas por não estarem dentro das recomendações exigidas no regulamento.

As provas de café já foram iniciadas nesta segunda (20). Desta fase, serão selecionados os dez lotes finalistas. Nesta edição do concurso a premiação será de forma direta (sem categoria específica).

Os lotes serão avaliados obedecendo aos pré-requisitos contidos no regulamento com análises física e sensorial do grão.

O gerente de armazém da Cooabriel, José Carlos de Azevedo, que é R-Grader (especialista com certificação internacional), compõe o grupo dos degustadores do concurso.  “Iniciamos as provas nesta segunda e vejo que as amostras apresentadas nesta edição do concurso são cafés de excelentes qualidades”, explicou.

A degustadora da Cooabriel, Julia Sirillo Partelli Pope (R-Grader) também estará no grupo.

José Carlos que coordena esta fase classificatória disse que a Cooabriel formou um time de ponta para este momento de avaliações, que conta com a grande experiência de especialistas. Fazem parte do time de provadores, Vanildo Págio e o Professor do Instituto Federal do Espírito Santo, Lucas Louzada Pereira e sua equipe.

“Há décadas a Cooabriel incentiva a qualidade do café conilon junto a seus cooperados. Sempre está inovando para elevar o potencial do conilon. A cada concurso é uma surpresa, mas estamos muito confiantes no potencial de qualidade das amostras apresentadas nesta edição, daí a importância da experiência e conhecimento da equipe envolvida nos processos classificatórios”, finalizou.

No dia 27 deste mês serão revelados, em ordem alfabética, o nome dos dez cooperados selecionados.

O vencedor será conhecido no dia 6 de novembro em evento em São Gabriel da Palha. Na ocasião, será feita a negociação dos lotes finalistas por meio de leilão, conduzido com a presença de especialistas. A cerimônia de premiação reunirá cafeicultores e renomadas lideranças da cafeicultura. (Comunicação Cooabriel)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here