Bento Venturim é homenageado com nome de agência do Sicoob, em Minas Gerais

0
1241
Bento Venturim, presidente do Sicoob ES. Foto: Joacir Azeredo

Um dos mais renomados líderes do cooperativismo brasileiro, o presidente do Sicoob ES, Bento Venturim, vai dar nome à nova unidade de atendimento do Sicoob Vale do Aço, localizada em Ipatinga (MG).

A inauguração virtual do Espaço Cooperativo Bento Venturim será realizada nesta quarta-feira (29), às 9 horas, pelo Instagram @sicoobvaledoaco. A agência ficará destinada a atendimentos personalizados e a consultorias de negócios, sem caixas e movimentações financeiras.

Legado

A cooperativa mineira decidiu homenagear o capixaba para trazer à memória os nomes dos embaixadores do cooperativismo na região e no País, segundo o diretor financeiro do Sicoob Vale do Aço, Manoel Medeiros.

Para o presidente do Sicoob ES, o cooperativismo é umas das únicas formas de transformação das vidas das pessoas. “A união de todos é o que promove mudanças e a construção da sociedade justa que queremos deixar para as gerações futuras. Esse é um legado com o qual cada um nós pode contribuir”, ressalta.

Trajetória

Bento Venturim ajudou a constituir a Central do Sicoob ES em 1989, instituição que preside desde 1990. Ele também presidiu o Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito (FGCoop) de 2016 a 2019. É membro do Conselho Operacional do ES em Ação, membro do Conselho Nacional do Café (CNC) e também preside o Sicoob Norte, cooperativa com sede em São Gabriel da Palha (Norte do ES).

O dirigente ainda participou ativamente do debate que gerou o aperfeiçoamento da legislação aplicável às cooperativas de crédito, sendo orientador do então senador Gerson Camata, autor da Lei Complementar 130, que dispõe sobre o Sistema Nacional de Crédito Cooperativo. Venturim também participou da constituição do Banco Cooperativo do Brasil (Bancoob).

Sobre o Sicoob 

O Sicoob é o maior sistema cooperativo de crédito do País. Aberto a empresas e a pessoas físicas, trabalha com produtos e serviços tipicamente bancários, com custos menores do que os do mercado. Os associados, que são donos do negócio, participam dos resultados e dispõem de tecnologia que facilita a movimentação. Além disso, têm a mesma segurança que os clientes de bancos comerciais, por meio do Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito (FGCoop). 

Com operação no Espírito Santo e no Rio de Janeiro, o Sicoob ES tem mais de 350 mil associados. São sete as cooperativas filiadas: Norte, Leste Capixaba, Centro-Serrano, Sul-Serrano, Sul, Sul-Litorâneo e Sicoob Credirochas. O sistema atua em todo o Brasil, com 3 mil unidades, e atende 4,4 milhões de associados. (Comunicação Sicoob ES)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here