A busca por mão-de-obra para as lavouras de café é um desafio para os produtores do Espírito Santo. Com a pandemia do coronavírus, a situação se agravou e muitos ainda não sabem como contratar os trabalhadores, já que grande parte viria de outros Estados.
Para auxiliar a agricultura capixaba, inclusive os cafeicultores, e facilitar a contratação no campo foi criado o Banco de Oportunidades. O site www.oportunidades.senar-es.org.br representa mais uma ferramenta de apoio para que pessoas físicas e jurídicas cadastrem vagas de emprego que podem ser acessadas por quem deseja trabalhar nas propriedades rurais. O cadastro é gratuito.
A iniciativa é da Federação da Agricultura e Pecuária do Espírito Santo (Faes), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado (Senar-ES), dos Sindicatos Rurais, em parceria com a OCB/ES.
A Cooabriel é uma incentivadora da ferramenta e se mobiliza para que os produtores utilizem a oportunidade.
“Nosso apoio está na divulgação do site, pois acreditamos que a estrutura de contratação será facilitada e desta forma torna a vida do cafeicultor mais simples neste momento de contratações temporárias”, afirmou o presidente da Cooabriel, Luiz Carlos Bastianello.
A plataforma oferece a área de cadastro dos trabalhadores e dos empregadores.
Depois de se cadastrarem no site, trabalhadores rurais podem verificar as vagas de trabalho disponíveis e se candidatarem. Os empregadores terão acesso aos currículos cadastrados e poderão entrar em contato com os profissionais para iniciar o processo de contratação.
Cadastre-se: http://www.oportunidades.senar-es.org.br/
Para o presidente da Faes, Júlio Rocha, em um momento em que a economia está sendo prejudicada por conta da pandemia do Coronavírus, o Banco de Oportunidades é um reforço a mais para fazer a economia girar e auxiliar a empregabilidade de produtores capixabas.
“Tradicionalmente o Espírito Santo recebe grande parte de trabalhadores de outros estados e não se tinha, até o momento, um cadastro adequado para identificar mão de obra local. Com o Banco, quem procurar mão de obra sazonal e emergente encontrará, com identificação do trabalhador, oferecendo oportunidade para quem é do Estado, gerando mais segurança e fazendo o capital girar”, disse Júlio.
A superintendente do Senar-ES, Letícia Simões, reforça que a plataforma pode ser uma boa oportunidade nesse período em que enfrentamos o Coronavírus. “Nesse momento em que vemos demissões em massa no Espírito Santo, criamos o Banco de Oportunidades para divulgar novas vagas de trabalho que estão surgindo no campo. É importante oferecer sempre mais soluções para as famílias rurais capixabas que produzem arduamente dia a dia nosso alimento e sustentam nossa economia”, defendeu Letícia.
“Com essa proposta, pessoas físicas poderão ofertar sua força de trabalho para os empregadores, fazendo gerar renda para o estado. Estamos iniciando a colheita do conilon e, geralmente, os trabalhadores vêm de fora. Com essa parceria entre o Sistema Faes, Senar, Sindicatos Rurais e Sistema OCB/ES, as cooperativas de café poderão contratar profissionais de dentro do estado e fazer girar a economia local, sendo também mais uma forma de prestação de serviço em benefício dos seus cooperados”, afirmou o Superintendente do Sistema OCB/ES, Carlos André Santos de Oliveira. (Comunicação Cooabriel)