Cafeicultores protestam na BR 101, em Jaguaré

0
602
Foto: Divulgação

Centenas de produtores rurais realizam na manhã desta sexta-feira (24) uma manifestação no trevo da BR-101, em Água Limpa, Jaguaré, com o objetivo de protestar pela critica situação que estão passando os cafeicultores. Um dos pedidos é a realização do “preço mínimo justo da saca do café e pela renegociação de dívidas dos cafeicultores. O protesto acontece de forma ordeira e com poucos momentos de paralização da rodovia.

A manifestação é realizada pelo Grupo Agricultores Independentes, com apoio dos sindicatos patronal e dos trabalhadores rurais. A manifestação teve início com a interrupção da rodovia, onde os manifestantes cantaram o hino nacional e realizaram a oração do Pai Nosso. Em seguida liberaram a via com a realização de panfletagem com os motoristas.

Para o presidente do Sindicado dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Jaguaré, Fábio Ucelli, a manifestação vem demostrar a importância da união de todos os produtores rurais para despertar a atenção das autoridades para a adoção de práticas que viabilizem a vida dos pequenos produtores no campo. “Temos uma legislação que regula sobre o preço mínimo da prática agrícola, e precisamos que ela seja efetivamente posta em prática”- afirmou.

O produtor rural, e ex-prefeito de Jaguaré, Evilázio Altoé, destacou a importância da realização do movimento como forma de união e para chamar a atenção do Governo Federal. “Se não podemos regular o preço, devido as leis de mercado, podemos ter por parte do governo uma redução nos impostos sobre os insumos, ou um apoio quando sofremos com as questões climáticas. Isto aqui é um pedido de socorro! Nossos produtores estão pedindo socorro, caso contrário não vamos conseguir manter nossa produção”, argumentou.

Dentre as várias lideranças locais, Marcos Guerra destacou que o produtor enfrenta constante alta no custeio das lavouras, mas que isso não se reflete em uma nova política no bancos, como com a prorrogação das dívidas e maior prazo para carência. “Os organizadores do evento estão de parabéns e acredito que esse é o caminho, de união e reivindicação”- disse. Já o vice-prefeito de Jaguare, Ruberci Casagrande, destacou a importância do movimento para chamar a atenção das esferas municipal, estadual e federal para o desenvolvimento de políticas públicas que atendam a todos os produtores rurais. (Jornal O Conilon)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here