Veneza e Coopeavi avançam no processo de união

0
617
Assembleia Geral Extraordinária (AGE), no auditório da Apae de Nova Venécia. Foto: Divulgação

Votação final será no dia 20 de fevereiro

Cooperados da Veneza se reuniram na manhã desta quinta-feira, 31, em Assembleia Geral Extraordinária (AGE), no auditório da Apae de Nova Venécia, onde deliberaram e deram mais um importante passo, votando pelo avanço da proposta de união entre as cooperativas Veneza e Coopeavi.

Após declarar aberta a AGE, o presidente da Veneza, José Carnieli, falou sobre como iniciou o processo de incorporação e a importância da união para o fortalecimento das duas cooperativas. “Tudo começou por meio do Paex (Programa Parceiros para a Excelência), desenvolvido pela Fundação Dom Cabral (FDC), com implementação de um modelo de gestão focado em melhoria de resultados e aumento de competitividade. É uma iniciativa importante para o futuro da Veneza e dos nossos produtores. Não se trata de compra e venda, mas sim de uma união. Hoje a Coopeavi trabalha com aves, café, nutrição animal e produtos agropecuários. Com a entrada do segmento leiteiro, seremos a maior cooperativa do Espírito Santo no agronegócio. Vai fortalecer a atividade na região de atuação da Veneza, além de abrir um leque de oportunidades”, disse Carnieli.

Durante a AGE, o professor da FDC, Carlos Bartilotti, apresentou a Coopeavi ao público presente e destacou algumas ações que poderão surgir a partir dessa união. “Vai proporcionar que os cooperados de ambas tenham acesso a todas as atividades. Vai favorecer o crescimento das duas entidades, e para encarar esse competitivo mercado, precisamos unir forças”, afirmou o professor.

Atualmente a Coopeavi fatura em média três vezes mais do que a Veneza. Essa união vai proporcionar ainda mais ganho de mercado, modernização das atividades e competitividade, permanecendo forte e com mais recursos para investimentos em médio e longo prazo.

Votação

Os cooperados presentes aprovaram, sem nenhum voto contra, e com apenas uma abstenção, pela continuidade do processo de incorporação. Na mesma oportunidade, também foi aprovada a composição de uma comissão e um assessor técnico para acompanhar toda essa transição. “Hoje tivemos uma decisão sábia e muito importante para o futuro da Veneza, seus cooperados e colaboradores. Nada vai mudar em se tratando de produção, atendimento ao cooperado, assistência técnica e outros serviços. Nossa fábrica permanecerá aqui e nossos produtos vão continuar com a marca Veneza. Seremos o setor leiteiro na Coopeavi”, finalizou Carnieli.

O superintendente do Sistema OCB/ES, Carlos André Santos de Oliveira, participou da reunião e disse que será um grande avanço para o cooperativismo. “A Coopeavi vai entrar no setor que ela ainda não atua, que é o leite. Se não for a Veneza, então será com outro parceiro. Não tenho dúvida de que vai fortalecer o segmento leiteiro de toda essa região. Seremos uma só cooperativa, muito forte, atuando em vários segmentos. O melhor caminho é somar forças para enfrentar o mercado e continuar crescendo”, afirmou.

A AGE contou com grande representatividade de conselheiros da Veneza, cooperados e autoridades políticas locais.

No mesmo momento, acontecia no município de Santa Maria de Jetibá, onde fica a sede da Coopeavi, a votação pelos cooperados de lá, que também aprovaram a proposta.

Assembleia Geral Ordinária e Extraordinária no dia 20

A votação final que vai selar a união entre as cooperativas, acontece no próximo dia 20 de fevereiro, durante realização da Assembleia Geral Ordinária e Extraordinária no Lions Club de Nova Venécia.

Com a incorporação, a Veneza terá grande representatividade dentro da Coopeavi, com diretor e conselheiros, sendo representantes das regiões norte e noroeste do estado, onde a Veneza atua. (Fonte: Enfocco Comunicação)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here