Estratégias para minimizar o efeito de veranicos

0
241
Foto: Divulgação

O cafeeiro, em condições de déficit hídrico combinado a altas temperaturas, induz ao fechamento estomático. Dessa forma, a taxa fotossintética dessas plantas é reduzida, pois não haverá entrada de CO2. Além disso, o estresse hídrico severo pode acarretar em morte das raízes, especialmente na superfície do solo e também pode ser observado maior senescência foliar devido a alterações hormonais proporcionadas nessas condições. Por isso, são necessárias estratégias visando minimizar o efeito de veranicos no cafeeiro, em períodos de estiagem.

Gesso

O gesso tem uma atuação positiva que proporciona um aumento no comprimento radicular e no volume de raízes. Com um maior crescimento as raízes conseguem aprofundar no perfil do solo aumentando a absorção de água em profundidade, principalmente em condições de déficit hídrico. O gesso agrícola é o subproduto da indústria de fertilizantes fosfatados, obtidos a partir da ação do ácido sulfúrico sobre rocha fosfatada. Devido sua solubilidade, o gesso penetra facilmente no perfil do solo, sendo um condicionador do solo que melhora as condições para o desenvolvimento radicular,  neutraliza o alumínio que é tóxico para as plantas, fornece enxofre (uma das fontes de menor custo)  e também fornece cálcio, principalmente em profundidade (com maior eficiência quando comparado ao calcário devido sua solubilidade). Dessa forma, proporciona raízes mais profundas, pois neutralizando o Al e fornecendo Cálcio (principal constituinte da membrana das células) em profundidade proporciona um desenvolvimento radicular profundo e vigoroso, favorecendo a absorção de água e nutrientes, portanto, desempenha papel de destaque para a sobrevivência e mesmo para a produção das plantas.

Lavoura com 7 meses, com aplicação de gesso no sulco. (Foto: Diego Baquião)

Para exemplificar, Sousa et al. (2001) mostram a distribuição relativa do sistema radicular da leucena (Leucena leucocephala cv. Cunningham) no perfil do solo, com e sem a aplicação de gesso. Dessa forma, nota-se que o volume radicular explorado na condição de presença do gesso é superior quando com a testemunha. (Por Equipe Rehagro)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here