Incaper apresenta os seus novos diretores

0
318
Incaper sob nova direção: Nilson Araújo, o Secretário de Estado da Agricultura, Paulo Foletto, Toninho da Emater e Cleber Guerra. Foto: Divulgação

Os novos diretores do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) se apresentaram na Sede, na última quarta-feira (02). São eles, o novo diretor-presidente, Toninho da Emater, o diretor-técnico, Nilson Araújo Barbosa e o diretor administrativo-financeiro, Cleber Bueno Guerra.

O momento foi marcado por um intenso diálogo entre os servidores do Instituto e os novos gestores, além da presença do atual Secretário de Agricultura, Paulo Foletto.

“Um órgão que é referência nos atendimentos aos agricultores familiares, deve ser reestruturado de maneira em que possamos tatear, aos poucos, cada espaço e, juntos, percebermos e atendermos as atuais demandas. Certamente o foco da atual gestão deverá resgatar e valorizar a pesquisa e a extensão rural”, pontuou Foletto.

Presidência

Antônio Carlos Machado, mais conhecido como “Toninho da Emater”, 54 anos, é técnico em agropecuária e graduado em Administração e trabalhou na Emater durante nove anos. Foi prefeito de Pinheiros por duas vezes. Também foi vice-prefeito, vereador e secretário de agricultura do município. Presidiu o consórcio ProdNorte por dois mandatos.

“Agradeço por todas as brilhantes contribuições da gestão passada e confio muito na sensibilidade deste novo governo em apostar e confiar em nosso trabalho. Pretendo somar esforços em uma casa que é referência para a agricultura estadual e que tem os servidores como o seu maior patrimônio. As portas estarão abertas para que possamos atender as expectativas atuais a partir de uma gestão compartilhada”.

Diretoria-técnica

Nilson Araújo Barbosa, 40 anos, atua na Extensão Rural há mais de 20 anos.  Administrador Rural e Mestre em Extensão Rural pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Ele atua no Incaper desde 2006 como Agente de Extensão em Desenvolvimento Rural, onde iniciou as suas atividades no escritório local do Incaper (ELDR) em Água Doce do Norte e posteriormente em Barra de São Francisco. Recentemente ele coordenava as ações de ATER do Centro Regional do Incaper (CRDR) na Região Noroeste do Estado.

“Eu estou muito feliz e tenho certeza de que será um grande desafio para todos nós. Seguirei dando prioridade ao fortalecimento do Incaper, a partir da valorização de todos os servidores, da extensão rural e da pesquisa”, disse.

Diretoria administrativo-financeira

O diretor administrativo-financeiro do Incaper, Cleber Bueno Guerra, possui vasta experiência em agricultura. Engenheiro agrônomo por formação, dedicou-se exclusivamente ao serviço público desde os primórdios da carreira profissional.

Iniciou sua trajetória em 1973 na antiga Acares que, posteriormente, deu origem ao Incaper. Na instituição, atuou como extensionista rural em diversos municípios capixabas, com destaque para Conceição do Castelo e Afonso Claudio. Em 46 anos de atividade funcional, trabalhou também como gestor público: Ocupou a presidência da Ceasa por duas vezes, a presidência da Emcapa por 4 anos, foi duas vezes subsecretário estadual e agricultura, secretário estadual de agricultura nos anos de 1990 e 1991 e, após a aposentadoria em 2009, atuou como secretário municipal de meio ambiente de Vitória.

Hoje, Cleber Guerra volta ao Incaper com a intenção de contribuir. “Estou iniciando um novo ciclo na minha antiga casa. Estou alegre por voltar, por poder contribuir e repassar a minha experiência principalmente para os mais jovens. Espero conseguirmos viabilizar todas as condições necessárias para que o Incaper cumpra sua missão”, disse Guerra. Apreciador da leitura e avô de 4 netos, o mineiro de Nova Era que se orgulha de ser intitulado cidadão espírito-santense finaliza: “Tem uma frase que eu gosto muito: a gente não escolhe o lugar de nascer, mas escolhe o lugar de viver”, conclui. (Fonte: Assessoria Comunicação Incaper)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here