Aftosa: Passo a passo para vacinar animais após fim da campanha

0
1237
Foto: Divulgação

A campanha de vacinação contra a febre aftosa terminou em dezembro, com uma cobertura vacinal de 97,87% do rebanho capixaba. No entanto, os produtores rurais que não imunizaram os animais durante a campanha precisam ficar atentos para vacinar seus animais.

O produtor deve procurar o escritório do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) para receber a autorização para a compra da vacina fora do período da campanha. A imunização é fundamental para que o Estado alcance o status de livre da febre aftosa sem vacinação, previsto para ser concretizado em 2021.

O gerente de Defesa Sanitária e Inspeção Animal do Idaf, Fabiano Fiuza, explica que, nos próximos dias, servidores do órgão começarão a procurar os produtores que não vacinaram para alertá-los quanto à necessidade da imunização.

“Essa é uma prática comum adotada pelo órgão há tempos, conforme determina o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Todos os produtores que não vacinaram seus animais são procurados e orientados a realizar o procedimento”, pontuou Fiuza.

Próxima etapa

A próxima etapa de vacinação acontece em maio, quando devem ser vacinados apenas os animais com até dois anos de idade. (Assessoria de Comunicação Idaf)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here