Cooabriel comemora 55 anos

0
208
Foto: Divulgação

A ideia e motivação de um padre e a coragem de 37 produtores do município de São Gabriel da Palha, na região Noroeste do Espírito Santo, fez surgir aquela que tornou-se uma das mais importantes e respeitadas cooperativas agropecuárias do país. A fundação da Cooperativa Agrária dos Cafeicultores de São Gabriel – Cooabriel, aconteceu em 13 de setembro de 1963, por 38 membros, na mesma cidade capixaba.

O grande incentivador e seu primeiro presidente foi o padre Simão Civalero, pároco da cidade na época, que além de atender os preceitos da doutrina social da igreja, incentivou a formação da cooperativa com um empenho pessoal na busca de soluções para as precárias condições dos produtores, que além de grandes dificuldades com a venda do café (a região produzia café bourbon – uma variedade arábica), por poucas informações de mercado e baixos preços pagos pelos atravessadores, faltavam-lhes gêneros de primeira necessidade.

Por isto, o primeiro passo da cooperativa foi montar o setor de consumo (mercearia/supermercado) para atender os sócios nestas necessidades. Depois é que passou a realizar os serviços de comercialização, beneficiamento e armazenagem do café. Passou por grandes desafios nos primeiros anos, especialmente, pelo impacto provocado pela erradicação geral do café no final da década de 60, mas superou, graças ao idealismo, trabalho e espírito de luta de seus dirigentes e produtores.

A chegada do café conilon em São Gabriel da Palha, no início da década de setenta, pelas mãos de Dário Martinelli e Eduardo Glazar com apoio da Realcafé Solúvel, de Jônice Tristão, foi fundamental para um novo capítulo da história da cooperativa que adotou a nova cultura, junto a seus cafeicultores e com isto, deu suporte ao nascimento da história de cultivo do café conilon no Espírito Santo, participando de sua expansão, especialmente, nas regiões norte e noroeste capixaba e sul da Bahia, que representam suas regiões de ação. Com subsídios a seus sócios através da disponibilidade de inúmeros serviços em prol do fortalecimento de sua atividade, tornou-se grande promotora do desenvolvimento do café conilon nesses dois estados e referência nacional da variedade.

Foto: Divulgação

A Cooperativa Agrária dos Cafeicultores de São Gabriel – Cooabriel, nasceu da união e vontade dos produtores e se tornou a maior cooperativa agropecuária do Espírito Santo e a a maior cooperativa de café conilon do Brasil.

“Estamos muito honrados! Não é fácil uma empresa chegar aos 55 anos em um país como o Brasil. Mas chegamos, com credibilidade, equilíbrio, história e cumprindo a grande missão da cooperação. Parabéns aos nossos sócios e colaboradores”, comemora o presidente da Cooabriel, Antônio Joaquim de Souza Neto.

Hoje a Cooabriel completa 55 anos de história. E neste ano de comemoração, a Cooabriel bateu o recorde com recepção de mais de um milhão e cem mil sacas de café em seus armazéns.

Serviços

– Financiamentos em equivalência café de fertilizantes, defensivos, implementos, mudas e custeio de safra.

-Suporte comercial com 11 Lojas agropecuárias instaladas em todas filiais (8 lojas no Espírito Santo e 03 na Bahia) – oferecendo preços diferenciados aos sócios.

– Programa de análises de solo e plantas com preços subsidiados aos sócios.

– Programa de produção de mudas clonais de café conilon, com jardim de matrizes de 50 clones (materiais genéticos) e viveiro com capacidade de produção de 3 milhões de mudas/ano (na unidade no Espírito Santo) e unidade de produção na Bahia (em fase de implantação, com capacidade para 1,5 millhões de mudas/ano);

-Programa de assistência técnica que são disponibilizados em três modalidades: Consultoria Técnica, Conilon Eficiente e Assistência Convencional, com 11 departamentos técnicos de atendimento aos sócios.

– Programa de coleta do café na lavoura, com empréstimo de sacaria para armazenamento, mão de obra para carregar o caminhão, transporte segurado para o armazém.

– Serviço de Armazenagem do grão com toda estrutura de processamento e logística, em uma capacidade de armazenar 1 milhão de sacas de grãos. Ao chegar ao armazém o café está segurado, não tem quebra de peso e o sócio não tem prejuízo, o café permanece nos armazéns no tempo que o sócio desejar. Com o café armazenado o sócio adquire direitos a entrar no programa de financiamentos (fertilizantes, defensivos, implemento, mudas e custeio de safra).

– Serviço de Comercialização, com 11 unidades de atendimento, sendo 8 no Espírito Santo e 03 na Bahia. Na hora de comercializar o sócio comercializa a quantidade desejada de acordo com sua necessidade. Comercializa via telefone, para maior comodidade e o dinheiro é creditado diretamente em sua conta para sua tranquilidade.

Para comemorar essa data importante, a Cooabriel oferece um café da manhã à partir das 9h desta quinta (13/09) em todas as suas lojas de insumos no Espírito Santo e na Bahia para celebrar 55 anos de história.

A Revista Procampo parabeniza esta importante cooperativa capixaba pelos seus 55 anos de existência.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here