Coopbac completa 15 anos de conquistas e realizações

0
465
Divulgação

Presidente avalia a cooperativa e já faz planos para o futuro

Principal cooperativa do extremo Norte capixaba e líder nacional na exportação de pimenta-do-reino, a Cooperativa dos Produtores Agropecuários da Bacia do Cricaré (Coopbac) completa, nesta quarta-feira (26), 15 anos de existência.

Com sede física em São Mateus, a Coopbac iniciou sua trajetória com 50 cooperados e com o objetivo claro de atender as maiores necessidades dos produtores da região, principalmente com relação ao armazenamento da produção e comercialização de seus produtos.

Dessa fase até os dias atuais, muita coisa mudou. Atualmente, a Coopbac é referência na exportação de pimenta-do-reino e se fortaleceu também na comercialização de café e coco verde, fechando o ano de 2019 com 294 cooperados espalhados por 15 municípios capixabas e três cidades da Bahia.

“Todas as nossas conquistas não são fáceis. Há um grande trabalho que vem sendo feito, com a contribuição de vários cooperados, primeiramente em acreditar no projeto, depois a fidelização na entrega de sua produção para a cooperativa negociar. A Coopbac é uma cooperativa relativamente nova, podemos dizer que estamos debutando neste ano. Penso que a nossas grandes conquistas foram a estruturação de um departamento próprio de exportação e a internacionalização da cooperativa, já que recebemos hoje visitas de grandes compradores do mundo inteiro”, celebra Erasmo Negris, presidente da Coopbac.

Conquistas

A última grande ação da cooperativa aconteceu há menos de um mês, quando a Coopbac conseguiu vender 26 toneladas de pimenta-do-reino para Israel, após uma visita de prospecção de mercados realizada pelo Ministério da Agricultura e Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) ao país, em novembro do ano passado.

Erasmo Negris, presidente Coopbac. Foto: Arquivo Coopbac

A venda, primeira firmada pelo grupo que esteve na visita, foi considerada um marco para a cooperativa, que já exporta a especiaria para mais de 20 países.

“A Coopbac negocia, atualmente, com cerca de 23 países e esta venda para Israel, após uma Missão Internacional da Cooperativas de Agricultura Familiar, foi uma grande conquista.A nossa busca por novos mercados é constante. Temos um grande dever de casa para fazer, que é dar à pimenta-do-reino capixaba, o status de uma das melhores pimentas do mundo. Assim, trabalhamos com vários parceiros estratégicos que contribuem muito para alcançarmos este patamar”, detalha Negris.

Planos futuros

Mesmo com a valorização cada vez maior da marca, a busca da diretoria e dos demais cooperados por um futuro ainda melhor é contínua. Por isso, mesmo celebrando os 15 anos de história, Negris segue projetando a evolução da Coopbac.

“Nós temos projetos ousados pela frente e sabemos que ainda temos passos importantes a serem dados, principalmente na estruturação das indicações geográficas tanto da pimenta-do-reino quanto do café conilon; na consolidaçãodo programa de Produção Integrada da pimenta-do-reino; e na melhoria constante dos produtos ofertados”, finaliza.

Serviço:
Cooperativa dos Produtores Agropecuários da Bacia do Cricaré (Coopbac)
Constituição da Coopbac: 26 de fevereiro de 2005
Presidente atual: Erasmo Negris
Produtos ofertados: café conilon, pimenta-do-reino, coco verde e outros produtos na loja agropecuária
Cooperados: de 50 para 294
Município dos cooperados:
No Espírito Santo: São Mateus, Jaguaré, Sooretama, Linhares, Aracruz, Rio Bananal, Colatina, São Gabriel da Palha, Nova Venécia, Água Doce do Norte, Montanha, Pinheiros, Boa Esperança, Pedro Canário e Conceição da Barra.
Na Bahia: Itabela, Itamarajú e Teixeira de Freitas (Redação Revista Procampo)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here