Palestras sobre nota fiscal eletrônica e rastreabilidade para produtores rurais

0
568

Dois temas que têm provocado dúvidas nos produtores rurais capixabas são a emissão da nota fiscal eletrônica e a nova normativa sobre rastreabilidade de alimentos. Para auxiliar nesses assuntos, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-ES) e a Federação da Agricultura e Pecuária do Espírito Santo (Faes), com o apoio das Centrais de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa/ES), promoverão um evento gratuito, no dia 08 de agosto, às 9h, no auditório da Ceasa, em Cariacica.

Os participantes vão conferir na prática como fazer a emissão da nota fiscal eletrônica para a comercialização dos seus produtos e vão aprender mais sobre as legislações previdenciária e tributária.

“A vantagem da nota fiscal eletrônica é a segurança e a facilidade de emissão em qualquer lugar e em qualquer momento, desde que o produtor esteja com acesso à internet. Além disso, quem aderir vai contribuir para o aumento da participação do seu município na arrecadação mensal com o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Ou seja, o município terá mais recursos para investir em serviços prioritários como educação, infraestrutura, saúde e segurança”, disse o coordenador administrativo financeiro do Senar-ES, Welingtonglei de Carvalho.

Um dos objetivos da nova normativa sobre rastreabilidade é auxiliar o monitoramento e o controle de resíduos de defensivos agrícolas na cadeia produtiva de vegetais frescos destinados à alimentação humana. Todas as frutas e hortaliças devem fornecer informações padronizadas capazes de identificar o produtor ou responsável no próprio produto ou nas embalagens.

A normativa já entrou em vigor e deve ser aplicada aos seguintes produtos: mamão, banana, tomate, repolho, chuchu, pepino, beterraba e inhame.

“Na palestra, vamos abordar a nova portaria para produtos in natura, frutas e verduras frescas e o que o produtor rural precisa fazer para se enquadrar. Falaremos sobre a importância da rastreabilidade e os benefícios que ela pode trazer para os negócios rurais”, explicou o gerente executivo da Faes, Murilo Pedroni.

As palestras são gratuitas e não há inscrição antecipada.

Serviço

Data: 08 de agosto de 2018

Horário: 9h

Local: Auditório da Unidade Cariacica da Ceasa/ES, em cima da agência do Sicoob.

Endereço: Avenida Mario Gurgel, nº 5468 – Vila Capixaba
CEP: 29145906 – Cariacica/ES

Mais informações: SENAR-ES – (27) 3185-9203

Fonte: Assessoria Comunicação FAES – SENAR-ES

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here