Conecta Mútua, plataforma de empregabilidade, é lançada

0
105
Divulgação

Cursos, capacitações, mentorias de carreira, ofertas de vagas, divulgação de mão de obra e serviços profissionais; notícias e publicações de trabalhos técnico-científicos da Engenharia, Agronomia e Geociências. Todos esses serviços estão sendo oferecidos a partir da última quinta-feira (13/6) pelo Conecta Mútua, portal da empregabilidade da Mútua, a Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea.

Fique por dentro das novidades do AGRO Capixaba, Brasil e mais! Clique aqui e junte-se ao grupo exclusivo da Revista Procampo no WhatsApp!

Um dos grandes diferenciais da plataforma será o mapeamento, por meio de inteligência artificial, do perfil dos candidatos para selecionar e enviar oportunidades mais compatíveis com cada candidato. Conforme explica a consultora de empregabilidade da Mútua, Ana Angélica Gonçalves, ao cadastrar o currículo no Conecta Mútua, o profissional passará por uma avaliação socioemocional e, caso seu perfil dê “match” com determinada vaga de emprego, ele receberá em seu e-mail as informações da vaga.

“Dessa forma, a IA fará a primeira triagem do processo seletivo, identificando e ranqueando para as empresas contratantes, gerando maior assertividade e conexão, tanto para a empresa, quanto para o candidato que está em busca de uma inserção ou recolocação no mercado de trabalho.”, sinaliza Ana Angélica.

Ao implantar o projeto do portal Conecta Mútua, a Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea, pela primeira vez em seus 46 anos de existência, cumpre a legislação que a criou – Lei 6.496 de 1977 – no tocante ao oferecimento de serviços de colocação de mão-de-obra de profissionais aos seus associados.

“Diante do desafio de colocar em prática o que a lei estabelece nesse sentido, fomos entender o cenário brasileiro de empregabilidade para os profissionais das engenharias, o que, inicialmente, resultou no relatório O Futuro das Engenharias no Brasil. O documento aponta uma série de dados e cenários para que o país seja capaz de formar e capacitar profissionais qualificados da área tecnológica para suprirem as demandas da nação. Dessa forma, foi possível compreender o contexto atual das engenharias, da agronomia e das geociências no Brasil, em comparação com as melhores práticas existentes ao redor do mundo, permitindo a sugestão de iniciativas para apoio e desenvolvimento, principalmente no que diz respeito a novas exigências do mercado, demandas globais, ocupações, habilidades, configurações curriculares e características dos profissionais da área como indivíduos”, contextualiza o presidente da Mútua, eng. agrônomo Francisco Almeida.

Assim, o Conecta Mútua nasce nessa perspectiva de capacitar os profissionais, oferecer oportunidades e contribuir com a geração de emprego e renda, ainda agregando ações que ajudam no alcance dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Parcerias

O Conecta Mútua será um verdadeiro ecossistema de empregabilidade, onde estarão disponíveis diversos serviços de instituições parceiras. Cursos serão oferecidos aos associados da Mútua pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) em sua plataforma de treinamentos online; nesse mesmo nicho de capacitações, o portal Mundo Senai, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) é outro parceiro; a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) entrará com cursos voltados para educação financeira e previdenciária; e para a análise do perfil dos currículos e dos candidatos e o direcionamento das vagas e oportunidades, o Conecta Mútua contará com os serviços da Speck.

No portal de empregabilidade da Mútua, ainda será possível cadastrar e buscar serviços de áreas correlatas à engenharia, agronomia e geociências, consultar vagas de estágios disponibilizadas pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e os profissionais também contarão com uma curadoria de oportunidades oferecidas no Sistema Nacional de Emprego (Sine).

Mentoria de carreira

Os jovens profissionais em início de carreira também terão a atenção da Mútua nesse projeto voltado à empregabilidade. Por meio das 27 Regionais da Caixa de Assistência, serão oferecidas mentorias para auxiliá-los na entrada no mercado de trabalho, com dinâmicas sobre a criação de currículo, identificação de áreas de interesse, preparação para entrevistas de emprego, entre outras.

As duas primeiras turmas ocorrerão no Rio de Janeiro e no Espírito Santo, com seis encontros por edição, sendo o primeiro e o último de forma presencial e os demais remotamente. Serão 50 vagas por estado e não terão nenhum custo para o participante.

Serviço:
O Conecta Mútua foi lançado no dia 13 de junho em uma solenidade oficial para convidados. A partir disso, a plataforma estará disponível para o público https://conecta.mutua.com.br/ (Comunicação Confea)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here