Representantes do Cecafé visitam a Secretaria de Agricultura do ES

0
680
Foto: Divulgação

Entidade convidou o Governo do Estado para participar do maior evento do ano da cafeicultura mundial, 9ª Coffee Dinner & Summit

Dirigentes do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) visitaram o Espírito Santo para discutir promoção, qualidade, produtividade e sustentabilidade dos processos de produção dos cafés capixabas. Os representantes do setor estiveram na sede da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), na manhã desta quarta-feira (29).

O secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli e juntamente com o subsecretário Michel Tesch, recebeu o CEO da Cecafé, Marcos Antônio Matos, e o presidente do Conselho, Marcio Candido Ferreira. Na ocasião, a entidade convidou o Governo do Estado para participar do maior evento do ano da cafeicultura mundial, 9ª Coffee Dinner & Summit, a ser realizado nos dias 25 e 26 de maio de 2023, na cidade de São Paulo.

Quer receber as principais notícias do AGRO Capixaba, do Brasil e do mundo no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no grupo da Revista Procampo!

“Os cafés capixabas evoluíram muito nos quesitos de qualidade e sustentabilidade, além da ampliação da produção, com participação de cerca de 30% da safra nacional. Discutir sobre o crescimento da produção, comportamento de mercado, responsabilidade social e governança, é de extrema importância para os avanços do mercado e para que seja possível alinhar estratégias para a ampliação da renda e da qualidade de vida das famílias cafeicultoras do Espírito Santo”, comentou o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli.

O País é o maior produtor e exportador de café e segundo maior consumidor da bebida no mundo. Pelo Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) passam 96% das exportações brasileiras de Café. No Espírito Santo, devido à diversidade de regiões ocupadas pela cultura do café, com variedades de clima e solo, são produzidas as espécies do tipo arábica e conilon. O Estado se destaca como o maior produtor de café Conilon do Brasil e o segundo maior produtor de cafés como um todo.

O Espírito Santo está sendo cada vez mais notado no mundo consumidor de café como um Estado que apesar de ocupar somente 0,5% do território nacional produz cerca de 30% de toda a produção brasileira e é o segundo maior produtor de Conilon robusta do mundo, ficando atrás somente do Vietnã, segundo o presidente da Cecafé, Márcio Cândido Ferreira.

“Para o Cecafé é primordial a participação do Espírito Santo no 9º Coffee Dinner & Summit pois será uma oportunidade ímpar de mostrar tudo aquilo que a parceria pública privada tem feito em benefício da cafeicultura brasileira principalmente na cafeicultura capixaba”, afirma Márcio.

Sobre o evento 

Coffee Dinner & Summit se destaca como um dos principais fóruns globais do setor cafeeiro reunindo a cada dois anos cerca de mil pessoas e líderes de todos os segmentos da cafeicultura brasileira e mundial, para promover a prospecção de negócios, criar oportunidades comerciais, compartilhar experiências e fazer networking, aproximando os players do agronegócio e os apaixonados do café em um ambiente espaçoso e aconchegante.

Com o tema “Crescimento da produção: seus desafios e oportunidades em tempos de ESG”, a nona edição do Coffee Dinner & Summit tem por objetivo promover o debate e a reflexão a respeito dos desafios econômicos, climáticos, regulatórios, logísticos e, principalmente, sobre as iniciativas sustentáveis desenvolvidas pelo Brasil e demais nações cafeeiras, que respeitam os critérios da governança socioambiental.

O que é ESG?

É uma sigla, em inglês, que significa environmental, social and governance, e corresponde às práticas ambientais, sociais e de governança de uma organização. O termo foi cunhado em 2004 em uma publicação do Pacto Global em parceria com o Banco Mundial. Os critérios ESG estão totalmente relacionados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pelo Pacto Global, iniciativa mundial que envolve a ONU e várias entidades internacionais. (Comunicação Seag)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here